São Paulo | 29ºC
Sex, 13 de Fevereiro
Busca
Problema antigo

Com entrega para 2023, Barueri inicia obra contra enchentes no Tamboré

Gestão fará um túnel subterrâneo, da Al. Araguaia até a Av. Piracema, para canalização e drenagem da água 

03 dez 2021 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h46
Com entrega para 2023, Barueri inicia obra contra enchentes no Tamboré Túnel terá por volta de 2,8 metros de diâmetro e a água será escoada para o rio Tietê, por meio de uma ligação já existente (Foto: Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

Episódios de chuvas fortes são comuns nesta época do ano e aumentam a probabilidade de enchentes em locais como o Tamboré, que já tem um histórico de alagamentos. O último aconteceu em outubro do ano passado e deixou a região debaixo d'água. 

Para solucionar o problema antigo, a Prefeitura de Barueri iniciou a construção de um túnel subterrâneo, desde a Al. Araguaia até a Av. Piracema, para a canalização e drenagem de águas da chuva. 

Com extensão de cerca de um quilômetro, o túnel terá por volta de 2,8 metros de diâmetro e a água será escoada para o rio Tietê, por meio de uma ligação já existente.

Segundo o secretário de Obras, Roberto Piteri, a previsão é que a obra seja entregue em 2023 e que deverá causar menos transtornos para o trânsito local, pelo seu sistema de construção "não destrutível". 

"Trata-se de uma região que tem integração com um grande sistema viário com acesso à rodovia Castello Branco, ligando cidades como Osasco e Carapicuíba, de modo que quando alaga causa enormes transtornos ao trânsito. (...) É uma obra que vai resolver os problemas de enchentes que temos no Tamboré", disse o secretário. 

Ações 

A gestão barueriense informou que, para evitar enchentes, "a Secretaria de Serviços Municipais realiza ações diárias de limpeza de bueiros, das ruas e recolhimento de cacarecos". 

Já a Defesa Civil de Santana de Parnaíba iniciou em novembro os trabalhos de limpeza e desassoreamento dos córregos e bocas de lobo da cidade. 

Leia Também
Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Previsão Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Expediente Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Produto na piscina Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Investigação Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
Luto Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
CPTM e Metrô terão operação 24 horas para o Carnaval
Transporte CPTM e Metrô terão operação 24 horas para o Carnaval
Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões contra a Enel
Luz Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões contra a Enel
Prefeitos do CIOESTE definem usina de reciclagem, cobram ações da ENEL e ampliam diálogo com o Estado
Região Prefeitos do CIOESTE definem usina de reciclagem, cobram ações da ENEL e ampliam diálogo com o Estado
Grande SP terá reforço no abastecimento de água durante o Carnaval
Sabesp Grande SP terá reforço no abastecimento de água durante o Carnaval
Violência contra a mulher: Polícia Civil prende 150 agressores no Estado de SP
Operação M — Carnaval Seguro Violência contra a mulher: Polícia Civil prende 150 agressores no Estado de SP
Mais Lidas
Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Eixo viário Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Santana de Parnaíba Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Santana de Parnaíba recebe Prêmio Prefeito Inovador por projeto de energia solar
Destaque Santana de Parnaíba recebe Prêmio Prefeito Inovador por projeto de energia solar
Câmara de Barueri aprova reajuste de 10% para servidores a partir de maio
Aumento Câmara de Barueri aprova reajuste de 10% para servidores a partir de maio