Sábado, 23 Novembro 2024

Política

Votação na região cria impasse para apoio de prefeitos no 2º turno

Política

Votação na região cria impasse para apoio de prefeitos no 2º turno

 Lula e Haddad foram mais votados na maioria dos municípios, mas partidos aderem a Bolsonaro e Tarcísio

A votação nas cidades da região oeste no 1º turno pode causar impasse para fechar as alianças no 2º turno. A maioria dos municípios deu mais votos ao ex-presidente Lula (PT), em detrimento do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Houve a mesma situação da disputa para o governo do estado, com o petista Fernando Haddad (PT) com vantagem inicial, apesar de ter sofrido revezes para Tarcísio de Freitas (Republicanos) em mais cidades.

Apesar do cenário, os partidos da maioria dos prefeitos tendem a apoiar Bolsonaro ou a liberar os votos, o que pode causar impasse.

Lula teve mais votos em Barueri, Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Pirapora do Bom Jesus. A exceção foi Santana de Parnaíba, onde o presidente conseguiu uma vantagem e na qual Ciro Gomes (PDT) conseguiu a melhor votação, puxado pelo ex-prefeito Elvis Cezar (PDT), que foi candidato a governador.

Na quinta-feira (6), o Podemos anunciou apoio a Tarcísio. O partido tem os prefeitos de Osasco, Rogério Lins, e de Itapevi, Igor Soares.

A situação é parecida com a de Fernando Haddad (PT). No estado, o petista ficou atrás de Tarcísio de Freitas, mas na região obteve vitória em cinco cidades. Ficou em segundo em Pirapora do Bom Jesus, onde Elvis foi mais votado, em Santana de Parnaíba, e em Barueri, onde Tarcísio teve mais votos no primeiro turno.

Em Barueri, o prefeito Rubens Furlan declarou apoio a Lula ainda no primeiro turno. Ele não fez menção ainda sobre a disputa estadual, mas no dia da votação indicou a situação delicada do PSDB, com a iminente derrota de Rodrigo Garcia (PSDB). "Se for algum governador bolsonarista, estamos perdidos", avaliou o tucano.

Garcia, contudo, declarou apoio a Tarcísio e a Bolsonaro para o 2º turno. Já o PSDB liberou cada estado para definir como seguirá. O PDT, por sua vez, declarou apoio a Lula. No entanto, Elvis ainda não se pronunciou sobre o apoio, enquanto aliados do prefeito Marcos Tonho (PDT) na Câmara Municipal indicam que não seguirão esse caminho. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/