Quinta, 21 Novembro 2024

Política

Título de eleitor digital: é preciso baixar ou atualizar o e-Título até sábado (5)

Eleições 2024 Política

Título de eleitor digital: é preciso baixar ou atualizar o e-Título até sábado (5)

e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e um documento com foto para aqueles que já realizaram o cadastramento biométrico

O documento eletrônico não é emitido no dia da votação. (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O prazo para baixar ou atualizar o aplicativo e-Título, necessário para votar no primeiro turno das eleições de 2024, encerra-se neste sábado (5). Para quem precisar do app no segundo turno, em cidades onde a disputa se estender, a atualização deve ser feita até 26 de outubro. Vale destacar que o documento eletrônico não é emitido no dia da votação.

O e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e um documento com foto para aqueles que já realizaram o cadastramento biométrico, tendo a imagem registrada no perfil do aplicativo.

Caso o eleitor não tenha foto cadastrada no app, ainda será possível votar mediante apresentação de documentos como RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei.

Diferentemente do app, o título de eleitor impresso, por não conter foto, não permite a votação sem a apresentação de um documento oficial com imagem.

Além de ser utilizado para a votação, o e-Título oferece outros serviços, como consulta ao local de votação, justificativa de ausência nas eleições e emissão de documentos relacionados à Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 46 milhões de eleitores já possuem contas cadastradas no aplicativo.

Como utilizar o e-Título

O e-Título está disponível gratuitamente para download em dispositivos Android e iPhone. Para começar a usá-lo, basta seguir o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo em seu celular e clique em "Começar no e-Título".
  • Selecione a caixa ao lado de "Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade" e clique em "Continuar".
  • O app perguntará se você deseja receber notificações. Caso concorde, clique em "Habilitar" e permita as notificações no celular.
  • Insira os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e do pai.
  • Clique em "Entrar no e-Título" e confirme outras informações que serão apresentadas, como local de votação, telefone e profissão.
  • Defina uma senha e clique em "Confirmar" – o aplicativo pode solicitar a criação de uma nova senha, caso a anterior esteja desatualizada.

Em alguns casos, o e-Título poderá solicitar uma verificação por selfie. Se isso ocorrer, leia o termo de ciência e siga as instruções para capturar a foto. O app também oferece a opção de habilitar o acesso por digital, se o usuário assim desejar. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/