Domingo, 28 Abril 2024

Política

Só 11 de 29 partidos estão com direção oficializada em Santana de Parnaíba

Política

Só 11 de 29 partidos estão com direção oficializada em Santana de Parnaíba

Dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Barueri, mais de 20 legendas estão aptas 

O ex-deputado estadual Marmo Cezar, Carlos Lupi , pres. nac. PDT, Elvis Cezar e Antonio Neto, à epóca da filiação à legenda (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O ano das eleições começou, mas em Santana de Parnaíba boa parte dos partidos ainda não definiu quem faz parte da direção municipal e se estarão na disputa marcada para o começo de outubro. Dos 29 partidos existentes, apenas 11 estão com o registro validado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e outras duas tiveram a oficialização suspensa.

As demais estão inativas, sem nenhum comando oficial, ao menos no que consta nos registros da Justiça Eleitoral.

A falta de registro pode impactar nas negociações partidárias para as coligações na disputa pela prefeitura, além de envolver a situação dos vereadores e demais interessados em disputar as eleições para a Câmara Municipal, já que a filiação deve ser feita até 6 de abril, seis meses antes do pleito.

Um dos casos emblemáticos é o PSDB, que governou a cidade durante mais de 8 anos, mas perdeu força desde a saída do ex-prefeito Elvis Cezar. Porém, a lista vai além do ninho tucano e o número de partidos inativos é grande: Agir, Avante, Cidadania, DC, PRD, PCdoB, PMB, Podemos, PROS, PSC, PSOL.

Por outro lado, há 11 legendas que já estão com as direções definidas, ao menos provisoriamente, segundo o TSE. Contam com direções provisórias o PDT, do atual prefeito Marcos Tonho e do ex-prefeito Elvis Cezar, o PSD, Mobiliza (antigo PMN), PL, Republicanos, Solidariedade, PV, PRTB e PP.

Os órgãos provisórios são nomeados pela direção estadual e possuem menos segurança do que os diretórios, em que os presidentes são eleitos por convenção. Apesar disso, é assim que a grande maioria das legendas atua nas cidades.

Inclusive, não ter as direções ativas neste momento pode indicar que as direções estaduais estão aguardando a procura de possíveis candidatos a prefeito para negociar o apoio.

Duas siglas possuem diretório eleito por convenção em Parnaíba: o MDB e o PSB. PT e União Brasil tiveram os órgãos partidários suspensos por conta de documentações.

Barueri acelerou registros em 2023

Na cidade vizinha, em Barueri, vários partidos tiveram a direção oficializada ao longo do ano passado, em meio à intensa disputa entre o grupo do prefeito Rubens Furlan (PSB) e do ex-prefeito Gil Arantes (União) para conseguir mais aliados para a disputa.

Há um ano, apenas 11 legendas tinham uma direção municipal estabelecida. O número quase dobrou e são 21 partidos com direção provisória ou oficial, segundo o TSE. Outros oito estão com o registro inativo. Entre eles está o PSC, PROS, Podemos, PT, Cidadania, PSTU, Novo e UP. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/