PSD e Republicanos são os partidos que terão mais vereadores na região oeste
Legendas ganharam força após última votação
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
As Câmaras Municipais da região oeste serão compostas por representantes de 18 partidos diferentes, com o PSD, liderado por Gilberto Kassab, e o Republicanos, do governador Tarcísio de Freitas e dos prefeitos eleitos de Barueri e Santana de Parnaíba, destacando-se como as legendas com o maior número de parlamentares.
As eleições de 2024 trouxeram mudanças significativas para os parlamentos, em comparação com quatro anos atrás. Novos partidos ganharam força, enquanto o PSDB viu a redução de sua representação, passando a ocupar apenas seis cadeiras nas cidades. Por outro lado, o PT não conseguiu avançar em muitos municípios e terá apenas quatro parlamentares.
Os dados se referem a nove cidades que estão dentro do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste) e que fazem parte da região metropolitana - o consórcio passou a abranger também municípios do interior, que não foram levados em conta nesse levantamento da Folha de Alphaville.
Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista possuem 145 vereadores. Nelas, 65 serão ocupados por partidos de centro (44%), e outras 60 por siglas de direita (41%). As legendas da esquerda terão 20 vereadores.
O número do centro é impulsionado pelo PSD, que elegeu 19 vereadores e com representantes em praticamente todas as cidades. A sigla também fez os prefeitos de duas cidades: Carapicuíba e Jandira. É justamente em Carapicuíba o maior número de vereadores, 5.
Em Barueri, o PSD fazia parte da coligação do ex-prefeito Gil Arantes (União) e fez uma cadeira, com Leandrinho Dantas. Em Santana de Parnaíba, o partido disputou a prefeitura com Silvinho Filho, que foi derrotado por Elvis Cezar (Republicanos). Ainda assim, fez duas cadeiras no legislativo parnaibano.
A escolha do Republicanos tanto por Elvis quanto pelo prefeito eleito de Barueri, Beto Piteri, ajuda a explicar porque o partido foi o segundo colocado com mais vereadores. A legenda fez 17 legisladores e será a maior bancada em Parnaíba com 4 assentos. Também está entre as que mais tem vereadores em Barueri, com 3.
PL e União Siglas que não elegeram nenhum prefeito na região, o PL e o União Brasil se destacaram no número de vereadores. Cada uma terá 15 legisladores nas nove cidades da região.
Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL optou por apoiar candidaturas de outras siglas de direita para as prefeituras, e onde tentou se lançar individualmente, foi derrotado sem muitas chances. A sigla tinha a Prefeitura de Vargem Grande Paulista, mas viu o Podemos ocupar o espaço.
É o Podemos, partido com o maior número de prefeituras na região, que vem logo em seguida, com 14 parlamentares. A sigla teve destaque principalmente em Osasco e Itapevi, onde elegeu novamente os prefeitos. O MDB e o PP completam o grupo de líderes, com 10 parlamentares cada um.
Esquerda
No caso do PT do presidente Lula (PT), a sigla terá apenas 4 parlamentares espalhados por Osasco, Pirapora, Carapicuíba e Jandira. Além deles, o partido conta também com outros dois parlamentares que estão em outras siglas da federação PT-PCdo-B-PV, caso de Keu Oliveira, em Barueri.
Na esquerda, o partido que mais conquistou cadeiras foi o PSB, impulsionado pela adesão do prefeito Rubens Furlan (PSB) em Barueri, o que levou a sigla a conquistar três vagas na Câmara.
O PDT também contará com sete vereadores, a maioria eleitos em Cotia, cidade onde a sigla assumirá a prefeitura com Wellington Formiga a partir de 2025.