Presidentes aliados indicam tranquilidade nas Câmaras
No legislativo parnaibano, Hugo Silva (União) foi o escolhido para presidir os trabalhos pelos próximos dois anos
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O começo do ano teve também a eleição da mesa diretora das Câmaras de Barueri e de Santana de Parnaíba, confirmando o favoritismo de aliados aos prefeitos.
Em Barueri, Wilson Zuffa (Republicanos) foi eleito por unanimidade após ter o nome fortalecido no processo eleitoral de 2024. Presidente municipal do Republicanos, ele defendeu a ida de Beto Piteri para o partido durante toda a pré-campanha e venceu o braço de ferro com outras legendas, como o PSB, que também almejava a ida de Piteri quando ainda ele era pré-candidato.
Na campanha, Zuffa foi um dos principais defensores da gestão Furlan e dos embates contra o grupo do ex-prefeito Gil Arantes (União). Na disputa pela presidência da Casa, não houve concorrência.
A Mesa Diretora também será composta pela ampla maioria de vereadores eleitos pela base de Piteri. Rodrigo Rodrigues (Podemos) é o primeiro vice-presidente, e Kascata (SD) o segundo. Levy Jânio (PSB), Rafa Carvalho (Republicanos) e Clayton da Saúde (União) serão os secretários - este último, único eleito pela base de Gil.
Com esse cenário, a tendência é de retornar a calmaria do legislativo barueriense ao longo do ano, com a votação de pautas favoráveis ao governo. Algo parecido com Santana de Parnaíba.
No legislativo parnaibano, Hugo Silva (União) foi o escolhido para presidir os trabalhos pelos próximos dois anos. Reeleito para o terceiro mandato, o legislador que já atuou na prefeitura entre 2014 e 2016, teve perfil mais discreto nos últimos anos, mas sempre mantendo a defesa do prefeito Elvis Cezar (Republicanos).
A Mesa Diretora terá ainda Enfermeira Nelci (PDT), Gabriel Oliani (Republicanos), Kadu da Farmácia (Republicanos) e Josildo Ribeiro (MDB).
A presidência da Câmara costuma ter peso em Parnaíba. Dos últimos presidentes, dois chegaram à prefeitura e um à vice-prefeitura - caso do atual vice, Vicentão (MDB).