Procura pela vacina da dengue segue baixa, apesar do aumento de casos no Estado de SP
Na rede pública de Santana de Parnaíba, 15,19% do público-alvo tomou o imunizante e, em Barueri, 28,98%
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Há aproximadamente um ano, a vacina contra a dengue passou a ser oferecida na rede pública de saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a procura pelo imunizante no país está bem abaixo do esperado.
Na rede pública, a vacina é disponibilizada para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. Segundo informações da prefeitura, Santana de Parnaíba recebeu 5.393 doses do imunizante em 2024 e 4.519 foram aplicadas, sendo 2.199 de primeira dose e 1.160 de segunda dose.
Na cidade, há 14.475 crianças e adolescentes na faixa etária, conforme dados do IBGE de 2022. Considerando aqueles que tomaram a primeira dose da vacina, é possível dizer que 15,19% da população dessa faixa etária tomou a vacina contra a doença.
Já Barueri recebeu 8.905 doses da vacina em 2024, segundo a prefeitura, em que foram aplicadas 7.888. Com 21.855 crianças de 10 a 14 anos na cidade, 6.335 tomaram a primeira dose da vacina, chegando a 28,98% da população dessa faixa etária com o ciclo vacinal iniciado.
Rede particular
Na rede particular, em que o imunizante foi disponibilizado em 2023, o cenário oscila. À reportagem, Danilo Scheit Vieira Jr, diretor técnico da AlphaImune, explicou que a procura foi alta no fim de 2023 e começo de 2024, mas que a disponibilidade das vacinas foi restrita.
"Esse cenário se deu, principalmente, pelo aumento de casos e a novidade da chegada de uma vacina com alta eficácia. Para este ano, a tendência é de crescimento na demanda pela prevalência da doença", destacou.
Já o Grupo Fleury informou que a vacina da dengue está sendo oferecida prioritariamente em sua rede para garantir a segunda dose para os clientes.
"Trata-se de um cenário dinâmico, e a disponibilidade pode variar de unidade para unidade de atendimento, conforme comportamento da demanda e capacidade de reposição do fornecedor do imunizante", apontou.