Quarta, 19 Fevereiro 2025

Cidades

Procura pela vacina da dengue segue baixa, apesar do aumento de casos no Estado de SP

Vacinação Cidades

Procura pela vacina da dengue segue baixa, apesar do aumento de casos no Estado de SP

Na rede pública de Santana de Parnaíba, 15,19% do público-alvo tomou o imunizante e, em Barueri, 28,98% 

AlphaImune espera aumento da procura pela vacina neste ano por conta da prevalência da doença (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Há aproximadamente um ano, a vacina contra a dengue passou a ser oferecida na rede pública de saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a procura pelo imunizante no país está bem abaixo do esperado. 

Na rede pública, a vacina é disponibilizada para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. Segundo informações da prefeitura, Santana de Parnaíba recebeu 5.393 doses do imunizante em 2024 e 4.519 foram aplicadas, sendo 2.199 de primeira dose e 1.160 de segunda dose.

Na cidade, há 14.475 crianças e adolescentes na faixa etária, conforme dados do IBGE de 2022. Considerando aqueles que tomaram a primeira dose da vacina, é possível dizer que 15,19% da população dessa faixa etária tomou a vacina contra a doença. 

Já Barueri recebeu 8.905 doses da vacina em 2024, segundo a prefeitura, em que foram aplicadas 7.888. Com 21.855 crianças de 10 a 14 anos na cidade, 6.335 tomaram a primeira dose da vacina, chegando a 28,98% da população dessa faixa etária com o ciclo vacinal iniciado. 

Rede particular 

Na rede particular, em que o imunizante foi disponibilizado em 2023, o cenário oscila. À reportagem, Danilo Scheit Vieira Jr, diretor técnico da AlphaImune, explicou que a procura foi alta no fim de 2023 e começo de 2024, mas que a disponibilidade das vacinas foi restrita. 

"Esse cenário se deu, principalmente, pelo aumento de casos e a novidade da chegada de uma vacina com alta eficácia. Para este ano, a tendência é de crescimento na demanda pela prevalência da doença", destacou. 

Já o Grupo Fleury informou que a vacina da dengue está sendo oferecida prioritariamente em sua rede para garantir a segunda dose para os clientes. 

"Trata-se de um cenário dinâmico, e a disponibilidade pode variar de unidade para unidade de atendimento, conforme comportamento da demanda e capacidade de reposição do fornecedor do imunizante", apontou.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/