Prefeitos Elvis e Furlan não pretendem buscar apoio de deputados ‘de fora’
Os gestores contam com a proximidade do governador João Doria, também tucano, para auxiliar nos projetos
Apesar da região ter perdido representatividade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os prefeitos de Barueri, Rubens Furlan e de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, ambos tucanos, afirmaram à Folha de Alphaville que as cidades não estão desarticuladas "politicamente no cenário estadual".
Apenas dois deputados estaduais da região estão entre os 94 parlamentares que iniciam o mandato mês que vem: Marmo Cezar (PSDB), ex-prefeito de Santana de Parnaíba, e Emidio de Souza (PT), ex-prefeito de Osasco.
Apesar disso, os gestores afirmam que não pretendem, no momento, buscar 'ajuda' junto a parlamentares eleitos de fora da região e que estão em destaque, como Janaína Paschoal, do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Janaina foi eleita com mais de 2 milhões de votos, o maior número da história, e é candidata a presidente da Alesp.
Os prefeitos disseram contar com o apoio e o relacionamento próximo do governador João Doria (PSDB), que teve a candidatura 'amparada' por Furlan e Elvis. Doria venceu nas duas cidades, com total de 83,9 mil votos, sendo escolhido por 38,62% do eleitorado de Barueri e por 42,56% em Parnaíba.
Entre as promessas do governador para a região estão na lista: a construção de um hospital, novos acessos da rodovia Castello Branco, implantação do sistema ponto a ponto ou tarifa reduzida para o pedágio, além de outros projetos.
Parceria
De acordo com Furlan, além da relação próxima e direta com o governador, há outra estratégia. "Temos linha aberta com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB), numa relação estreita com nossa cidade", disse.
O prefeito reforçou ainda que no âmbito parlamentar, o próprio deputado Marmo Cezar também representa Barueri. "Ele recebeu nosso apoio na última eleição". O deputado registrou 15 mil votos no município.
Santana de Parnaíba
O tucano Elvis Cezar tem como representante de Santana de Parnaíba, seu pai, deputado estadual Marmo Cezar. "No presente momento eu não tenho o porquê procurar ajuda de outros parlamentares. Acreditamos em grandes resultados. Todos os deputados terão que trabalhar com qualidade e, sobretudo, o nosso deputado (Cezar) vai trabalhar na base do governo com maior autonomia, com medidas pertinentes", concluiu.
O deputado assumirá o mandato no mês de março.