Mulheres podem aumentar representatividade nas eleições
Segundo especialista, cota do financiamento público da campanha deve contribuir
De acordo com dados do IBGE, as mulheres respondem por 51,9% da população brasileira. Apesar de serem maioria, na política o cenário é diferente. Na região, há apenas duas vereadoras, ambas em Santana de Parnaíba. No total, os legislativos da cidade e de Barueri possuem 39 representantes, ou seja, só 5% são mulheres.
Mas, na avaliação da pesquisadora Hannah Maruci Aflalo, doutoranda pelo programa de pós-graduação em Ciência Política da USP, a situação pode melhorar nas eleições deste ano. Segundo ela, é esperado um aumento no percentual da candidatura feminina. "Tanto a cota do financiamento público de campanha, quanto a de rádio e TV servem de incentivo para que mais mulheres disputem. Em relação ao número de eleitas, acredito que haverá um aumento, mas que infelizmente não será proporcional ao crescimento de candidaturas", disse.Pré-candidatas
Para a pré-candidata à vereadora de Santana de Parnaíba, Rita Desanti (PODE), que disputou as eleições em 2016, a representatividade feminina é muito pequena. "Acredito que é fundamental ampliarmos a presença das mulheres na Câmara. As pautas femininas são todas as pautas. Precisamos que isso se efetive na hora que a mulher for dar seu voto, eleitoras têm de votar em mulheres. É um avanço nas nossas conquistas", ressaltou. Ela acredita estar mais pronta para a corrida do que no passado. "Hoje me vejo melhor preparada, mais madura e segura para enfrentar o pleito. Estou confiante", contou.
A moradora de Alphaville, Fernanda Passero, também do Podemos, tentará uma vaga na Câmara de Barueri. Em sua análise, a política é mais um segmento que as mulheres necessitam conquistar o espaço. "Precisamos que as mulheres se unam e elejam mulheres para representá-las, pois ainda vivemos em uma sociedade machista, e crescemos ouvindo que esse não era um lugar para nós. Mas, temos capacidade e habilidade de estar em qualquer área com a determinação e garra que marcam o perfil feminino", falou.