Marco Vinholi é quem faz o corpo a corpo com prefeitos no governo Doria
O secretário de Desenvolvimento Regional recebe pessoalmente os gestores, Furlan e Elvis falam em eficiência
A menos de um ano para as eleições municipais, o governador João Doria tem mantido o seu compromisso do dia em que tomou posse no Palácio dos Bandeirantes: "Não vamos fazer romaria para cafezinho, chá. Não quero fulanizar, mas a partir de agora vai mudar". Desde o início de 2019, quando o tucano assumiu o cargo, o relacionamento com os prefeitos tem sido diferente da gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que gostava do corpo a corpo com os administradores municipais.
Região
Na região, os prefeitos de Barueri, Rubens Furlan (PSDB) e Elvis Cezar (PSDB) têm uma relação próxima com Doria. No mês de outubro, o governador esteve em Parnaíba para a inauguração da Fatec 4.0. Em Barueri, anteriormente, ele confirmou a construção do Hospital Regional no município, em parceria com a administração municipal, que cedeu o terreno. O veterano Furlan, que tentará o seu sexto mandato na cidade em 2020, afirmou que "Barueri tem sido muito bem atendida e ouvida pelo Governo do Estado. Ouso dizer que como nunca na história. E essa proximidade não é fruto apenas da amizade que temos com o governador Doria e com o secretário Vinholi, essa proximidade é fruto do próprio perfil profissional de cada um deles".
O gestor ressaltou que sempre que precisa de alguma situação, o pessoal técnico já procura direto o Marco Vinholi. "Se for um caso mais específico, eu telefono direto para o governador e ele nunca deixou de nos ouvir". Sobre a conquista do hospital regional, ele disse que é uma demanda de toda a região, mas que foi acelerada pelo entendimento comum, "que nós três temos, de que isso era uma necessidade urgente."
Elvis avaliou que o Governo Doria vai completar 11 meses e já se mostra eficiente. "O governo tem se empenhado ao máximo para atender as demandas do município. Os dois modelos (ao mencionar sobre Alckmin e Doria) são muito bons, agora o governo atual está mudando para otimizar os recursos e entregar eficiência na gestão e nisso o final de tudo é o que mais importa", falou o prefeito.
O gestor exemplificou que Doria trabalhou até 1h na segunda-feira (11) e terça-feira (12), às 7h20, já estava conversado com ele pelo WhatsApp. As demandas de Parnaíba também são levadas a Doria pelo deputado Cezar, com base política no município e pai do prefeito. Todo mês, o governador participa de reunião na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Na prática
O secretário Vinholi falou à reportagem que o processo digital permite que as necessidades dos prefeitos sejam recebidas de forma rápida, assim como os retornos. "Nós dividimos o Estado por faixa populacional e com isso os recursos usados de uma forma transparente, republicana. Nas 645 cidades, o governador determinou que a gente pudesse apoiar e fazer investimentos", explicou.
Online
As solicitações ao Governo do Estado são realizadas de forma online, sem ofício. Há reuniões presenciais com o secretário
Vinholi, quando os prefeitos pedem. "Eu fico à disposição 24h, temos uma relação próxima, mas o sistema online permite ter mais objetivo às questões e é um modelo que funciona", disse.