Entre os possíveis indicados de Elvis para 2020, oito estão no governo
Apesar de ainda não ter anunciado quem apoiará nas eleições, o tucano afirmou que será alguém de sua equipe
A pouco mais de um ano para a disputa eleitoral de 2020, quando os eleitores irão às urnas para escolher os prefeitos, o cenário em Santana de Parnaíba segue indefinido. Mas, já vem sendo 'desenhado'. O prefeito Elvis Cezar (PSDB) não poderá disputar a eleição, por já ter cumprido dois mandatos consecutivos.
Após sete anos, pela primeira vez a cidade não deverá ter um candidato da família Cezar. Em 2012, Marmo Cezar (PSDB), pai de Elvis, que assume uma cadeira nesta sexta-feira (15) como deputado estadual, ganhou as eleições para prefeito do município. Mas, em 2013 teve sua candidatura impugnada e precisou deixar o cargo. Assumiu, então, seu filho Elvis, à época presidente da Câmara Municipal.
Apesar de ainda não ter anunciado quem apoiará para a disputa, o prefeito garante que será alguém de seu governo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Folha de Alphaville, com base na lista da administração de 2013 e da atual, sete nomes se mantêm no quadro da prefeitura desde o início de seu mandato.
Confiança
Entre os possíveis indicados, que estão ao lado de Elvis desde esse período, o vice-prefeito Oswaldo Borrelli, Claudio Luiz Senise (Secretário de Governo), que já esteve na Secretaria de Administração; Fátima Muro (Secretária de Cultura), Mauro Brunetto (Secretário de Emprego,
Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Flávio Mendonça (Secretário de Atividade Física, Esporte e Lazer), Fábio Mendonça (Secretário de Assistência Social),ex administrador regional do Parque Santana; Hélio Souza (Secretário da Casa Civil) e a presidente da Caixa de Previdência, Maria de Fatima Pereira.
O prefeito disse à reportagem, por várias vezes, que ainda é cedo para tomar a decisão de quem apoiará. "No momento, estou preocupado com o trabalho. A eleição se ganha com resultado e eu quero ser o melhor prefeito do Brasil. Mas, será alguém do meu grupo, da minha gestão", ressaltou Elvis.
1ª Dama
A reportagem ouviu o especialista Alberto Rolo, advogado especialista na área de direto administrativo/eleitoral, sobre uma provável candidatura da 1ª dama, Selma Cezar, presidente do Fundo Social, que inaugurou recentemente na cidade a Secretaria da Mulher.
De acordo com Rolo, pela legislação, a esposa não pode concorrer ao cargo. "No caso, um divórcio rompe o vínculo matrimonial e aí ela poderia ser candidata. Mas, precisa ser tudo comprovado; não é simular", explicou. "Isso seria apurado quando ela pedisse o registro, ou o próprio Ministério Público, com alegação de divórcio fictício, se não for comprovado".
Oposição
O ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli, falou anteriormente à Folha de Alphaville que não afasta a possibilidade de ser candidato. Peccioli, contudo, terá de contornar um problema jurídico. A Câmara de Santana de Parnaíba rejeitou suas contas referente ao ano de 2012, durante seu último mandato. A rejeição pode enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa, e torná-lo inelegível. O tema só é avaliado durante a eleição.