Terça, 30 Abril 2024

Política

EXCLUSIVO: Em disputa pela presidência, Alckmin é confirmado na chapa de Lula

Política

EXCLUSIVO: Em disputa pela presidência, Alckmin é confirmado na chapa de Lula

O deputado estadual Emidio de Souza (PT) afirmou que "vai ser bom para o Brasil"

O ex-presidente e o ex-governador unem forças para ampliar vantagem contra Bolsonaro (Divulgação)

O ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, está confirmado na chapa do ex-presidente Lula (PT), como vice na disputa pela Presidência da República. A informação é do deputado estadual Emidio de Souza (PT), uma das lideranças do partido na região. 

Emidio ressaltou que "o Alckmin quer, o Lula quer, vai ser bom para o Brasil. Um vice diferente do presidente, que dialoga com setores que o presidente não dialoga. eles se completam. Foi assim com o José de Alencar", falou para o Podcast 4TalkCast. Alckmin é uma das principais figuras do PSDB, sigla que polarizou a política nacional com o PT antes da eleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2018.

O ex-tucano deixou o partido no fim do ano passado, depois de desentendimentos com João Doria, atual governador paulista, que também disputará a cadeira do Planalto. Continua sem legenda, mas tem conversas avançadas com o PSB.

O ex-presidente e o ex-governador de São Paulo se reuniram em um jantar no último dia 11 para discutir a questão. Lula já indicou a aliados que o anúncio de sua pré-candidatura à Presidência deve sair em março. Ele quer ajuda de deputados e senadores petistas para dar mais volume à campanha.

O 1º encontro dos antigos rivais políticos desde que aliados começaram a costurar, nos bastidores, a possibilidade de o ex-tucano ocupar a vice na candidatura presidencial de Lula em 2022 foi durante jantar organizado pelo grupo Prerrogativas em 19 de dezembro. 

PT Barueri

Procurado pela reportagem, o presidente do PT em Barueri, Alexandre Ramos, disse que a aliança entre Lula e o ex-governador procura "ampliar os apoios àquela governabilidade, sinalizando a outras forças políticas, nosso propósito de reunificar o país em torno de seu desenvolvimento sustentado, democrático, com retomada da redução da desigualdade, processo que foi interrompido pelo golpe parlamentar de 2016". Alexandre também avaliou a contribuição de Alckmin para a campanha de Fernando Haddad ao Governo de São Paulo, "outro fator importante é o apoio do ex-governador à candidatura de Haddad, vice-líder nas pesquisas em São Paulo. Nessa perspectiva, Haddad amplia suas chances de eleição, passando a líder nas pesquisas. Com Lula na presidência e Haddad no Governo de São Paulo, ficariam estabelecidas as bases para a reconstrução e transformação do país", concluiu.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/