De olho na reeleição, prefeitos inauguram papo virtual nas redes
Programa ao vivo é transmitido pelas redes sociais. Gestores dizem que ideia é interagir com a população
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), estreou na segunda-feira (9) o programa ao vivo "Vamos Conversar", retransmitido pelas suas redes sociais. De acordo com a gestão, a ação que tem como objetivo a interação com a população, além de ajudar a 'mapear' as necessidades dos moradores, deve acontecer pelo menos a cada 15 dias, tanto pelo Facebook (rubensfurlanoficial), onde o prefeito conta com mais de 100 mil seguidores, quanto Instagram (rubensfurlanoficialbarueri), com 10,2 mil seguidores.
A estratégia para aproximar, ainda mais, Furlan do povo pode ser atribuída as eleições de 2020 e ao desejo do prefeito em ser governador do Estado. O veterano afirma que pretende disputar seu sexto mandato à frente da cidade, mas também diz que há possibilidade de disputar o comando do Palácio dos Bandeirantes.
"Durante a minha vida pública, que é longa, tive Franco Montoro, Mario Covas, e outros nomes que a gente respeitava porque estavam à nossa frente, com relação à articulação. Mas, à essa altura da minha trajetória, não é difícil viabilizar uma candidatura. Se for da vontade de Deus, ela ocorrerá. Deus ainda não me tirou esse desejo do coração", falou. Se o desejo se concretizar, ele deve concorrer na chapa do atual governador João Doria, também tucano, que poderá disputar a vaga da Presidência da República em 2022.
'Papo Reto'
Igor Soares (PODE), prefeito de Itapevi e presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), também está com um canal na internet, o # Papo Reto; que começou em 5 de agosto e acontece semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 18h30. O gestor, que tem 61 mil seguidores no Facebook, disse que sempre procura estar em constante comunicação com a população para apresentar os projetos e em andamento. "Inclusive receber demandas para novos projetos.
Com o avanço das tecnologias é fundamental utilizarmos as ferramentas disponíveis para melhorar esta comunicação". Apesar de ainda não confirmar, o nome de Igor tem sido cogitado por lideranças políticas, como o ex-deputado João Caramez, para a reeleição no próximo ano. O presidente do PSDB Paulista, Marco Vinholi, disse com exclusividade à reportagem que o partido deve apoiar Igor em contrapartida da vice prefeitura da cidade.