Com volta de Lula, eleição bota à prova bolsonarismo na região
Em 2018, Bolsonaro teve mais votos nas oito cidades da região no 1º turno
Há quatro anos, o presidente Jair Bolsonaro, ainda pelo PSL, terminava o primeiro turno com 46% dos votos válidos ante 29% de Fernando Haddad (PT), resultado que levou ambos para o segundo turno.
A proporção nacional foi praticamente a mesma das oito cidades da região oeste da Grande São Paulo. Em Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, Bolsonaro teve 534 mil votos (46%), ante 236 mil de Haddad (21%) e 144 mil de Ciro Gomes (PDT) (13%).
Com a volta do ex-presidente Lula (PT) ao cenário, contudo, o presidente vai ser colocado à prova se o bolsonarismo de 2018 seguiu vivo nas oito cidades. Lula tem liderado todas as pesquisas de intenções de voto - a última do Ipec aponta 47% para o petista ante 31% do atual mandatário, com Ciro correndo por fora (7%) - pesquisa registrada sob o protocolo BR00073/2022 no TSE.
Pela região, a votação de 2018 não foi uniforme, apesar de todas terem dado mais de 40% de votos a Bolsonaro. Seu melhor resultado foi em Santana de Parnaíba, onde alcançou 51% dos votos válidos, enquanto em Barueri e Osasco obteve 48%.
A votação mais baixa foi em Itapevi, mas ainda assim com 43%, cidade onde Haddad, candidato do PT após substituir Lula, conquistou a melhor marca: 28%. Ciro, por sua vez, teve o melhor desempenho em Barueri e Carapicuíba com 13% dos votos.