Campanha começa terça-feira (16) e nove presidenciáveis registram candidatura
Eleição presidencial acontece em 2 de outubro
A campanha eleitoral começa nesta terça-feira (16) e os partidos de nove presidenciáveis apresentaram os registros de candidatura até quarta-feira (11). São eles: Ciro Gomes (PDT), Felipe Davila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Léo Pericles (UP), Lula (PT), Pablo Marçal (PROS), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU).
Os dados estão no portal Divulgacand, da Justiça Eleitoral. Ainda não constam no site dois nomes que também tiveram candidaturas aprovadas em convenção e devem entrar no sistema nos próximos dias. A senadora Soraya Thronicke (União) e o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que cumpre prisão domiciliar e pode ter a candidatura questionada na justiça.
Apesar dos 11 nomes, Pablo Marçal, que é da região de Alphaville, vive uma briga interna dentro do PROS para conseguir entrar na disputa eleitoral. A direção, que reassumiu o comando do partido após decisão judicial, declarou apoio a Lula.
Entre os concorrentes, apenas três terão coligações - serão apoiados por mais partidos. A maior é de Lula, a "Federação Brasil da Esperança", com a presença de PC do B, PV, SD, PSOL, REDE, PSB, AGIR e AVANTE. O presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu a adesão de mais duas siglas: Republicanos e Progressistas, na coligação "Pelo Bem do Brasil", enquanto Simone Tebet (MDB) tem formalmente a adesão de PSDB e Cidadania na coligação "Brasil para todos".