Sábado, 05 Outubro 2024

Política

Após distanciamento da política, Gil retorna com força na busca pelo quarto mandato

Política

Após distanciamento da política, Gil retorna com força na busca pelo quarto mandato

Pesquisas o indicam com boas chances de retornar ao poder 

A partir de 2022, o ex-prefeito intensificou as reuniões nos bairros e a busca por aliados para voltar ao páreo. (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A volta de Gil Arantes (União) à disputa eleitoral vem se desenhando desde 2020 e surpreendeu inicialmente o meio político barueriense. Ao deixar a prefeitura em 2016, o político anunciou que se afastaria da carreira pública por problemas de saúde, desistindo assim de concorrer à reeleição e abrindo caminho para o retorno de Rubens Furlan (PSB) ao poder.

No entanto, com Furlan reeleito em 2020, o cenário mudou para o ex-gestor. Com três mandatos no currículo, o nome do ex-prefeito é um dos mais conhecidos na cidade. Nos últimos oito anos, Gil manteve o DEM, partido do qual é presidente, na base aliada de Furlan. O DEM se transformou em União Brasil, após fusão com o PSL, e apesar de ter sido cortejado pelo grupo de Furlan, a sigla nunca saiu das mãos de Arantes.

A partir de 2022, o ex-prefeito intensificou as reuniões nos bairros e a busca por aliados para voltar ao páreo. Sem criticar diretamente Furlan, enfatizava a necessidade de melhorias em áreas da cidade, em especial da saúde. Conseguiu pouco a pouco trazer partidos para o projeto, em especial por meio da articulação junto às direções estaduais - por ter sido deputado estadual, Gil manteve um bom vínculo com parlamentares que comandam as legendas.

Essas articulações se intensificaram em 2024, quando vários vereadores começaram a declarar apoio ao político, deixando a Câmara dividida. Montou uma coligação com 10 legendas e reuniu o maior número de candidatos a vereador, superando a base de Furlan.

Fato é que Gil chega à disputa com pesquisas que o indicam com boas chances de retornar ao poder, tendo sua esposa, Silvia Arantes (PL), como candidata à vice-prefeita. Se vencer, repetirá o feito de 2012, quando derrotou Carlos Zicardi, então vice de Furlan. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/