Domingo, 28 Abril 2024

Política

Ano termina com dificuldade econômica e esquerda e direita embaralhadas

Política

Ano termina com dificuldade econômica e esquerda e direita embaralhadas

Gestores apontam cenário adverso 

Parte do grupo no legislativo parnaibano segue antipetista (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Restam poucos dias para o fim de 2023 e o ano político praticamente está encerrado, com um cenário diferente para o período eleitoral que se aproxima.

Nesta semana, as Câmaras de Barueri e de Santana de Parnaíba realizaram as últimas sessões do ano e, agora, só retornam em fevereiro de 2024 quando a pré-campanha estará a todo vapor.

Para o próximo ano, um embaralhamento entre esquerda e direita e uma dificuldade econômica maior estão entre os itens que devem marcar o começo do ano eleitoral.

Na seara econômica, as duas cidades projetaram um orçamento com crescimento mais cauteloso do que o dos últimos anos.

Em Barueri, o prefeito Rubens Furlan (PSB) esteve na Casa, onde enfatizou a queda na arrecadação, após anos em que as cidades receberam mais verbas em meio à pandemia de Covid-19.

"Foi um ano bastante difícil para todos nós. A grande luta, de todos os políticos, é na recuperação da economia do Brasil. Desde janeiro, a nossa economia vem caindo vertiginosamente, nós fizemos um esforço brutal para que nada fosse prejudicado", afirmou Furlan.

A cena é semelhante em Parnaíba. Embora o prefeito Marcos Tonho (PDT) não tenha feito comentários sobre a arrecadação, vereadores da base aliada citaram a questão ao aprovar reajustes em impostos municipais na semana passada.

A questão econômica pesa em um período em que os gestores tentarão manter os grupos políticos no poder e precisam entregar obras para mostrar a efetividade da gestão.

Furlan tentará emplacar o vice-prefeito Beto Piteri, enquanto em Parnaíba a situação ainda não foi definida: Tonho pode concorrer à reeleição, mas o ex-prefeito Elvis Cezar (PDT) também é um dos favoritos a voltar à disputa.

Direita x esquerda

A disputa do próximo ano também deve apresentar um dilema do quanto a polarização nacional será sentida ou não nas disputas municipais. Até aqui, ao menos, os prefeitos têm buscado desvincular desse embate com coligações que vão da direita à esquerda.

Em Barueri, o ex-prefeito Gil Arantes (União) é o principal adversário que se apresenta contra o vice-prefeito Beto Piteri (que deve se filiar ao PSB). Gil tem tido adesão de siglas como PSD e PP, considerados da centro-direita, mas também recebeu o apoio do PDT, sigla de esquerda que atualmente faz parte do governo Lula (PT).

Esse embaralhamento também é visto no grupo de Furlan. O próprio prefeito se filiou ao PSB, partido tradicionalmente da esquerda brasileira, e deve contar com outras legendas como o PT na base. Porém, na Câmara Municipal, o grupo tem nomes de siglas como Republicanos e PTB, que darão sustentação a Beto Piteri.

Essa complexidade se vê na própria Câmara, onde a maioria dos vereadores está em partidos que fazem parte da base de Lula.

Além deles, Barueri também pode ter o vereador Fabião, de malas prontas para o MDB, e Doutor Antonio (PL), como concorrentes à prefeitura.

No caso de Parnaíba, chama a atenção o momento do grupo político de Elvis no PDT. Embora em um partido de esquerda, parte do grupo político segue antipetista e o ex-prefeito não tem feito muitas menções ao atual cenário nacional. O partido é presidido na cidade pelo ex-deputado estadual Marmo Cezar. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/