O ano eleitoral em Santana de Parnaíba confirmou a esperada volta de Elvis Cezar (Republicanos) ao comando da prefeitura, em uma disputa com poucas emoções, embora com algumas surpresas.
A possível candidatura de Elvis começou a ser desenhada um ano antes e foi revelada pela Folha de Alphaville. No início de 2024, o sinal de que ele seria o candidato do grupo foi dado pelo atual prefeito, Marcos Tonho (Republicanos).Na abertura dos trabalhos na Câmara, Marcos Tonho anunciou que não disputaria a reeleição. Embora não tenha mencionado diretamente a volta de Elvis, a decisão já era dada como certa.
A maior surpresa ocorreu em relação à sigla. Elvis estava no PDT, pelo qual disputou o governo do estado em 2022, e onde seu pai, o ex-deputado Marmo Cezar, é o presidente municipal. Perto da data limite para troca de partido, Elvis anunciou que migraria para o Republicanos, em evento que contaria com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
Com isso, Elvis mantinha o apoio estadual, enfrentando como principal adversário o vereador Silvinho Filho (PSD), lançado com o apoio do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).
No entanto, a popularidade conquistada nos dois primeiros mandatos, além de uma ampla base de aliados entre os vereadores, pesaram na campanha. Para completar, Elvis escolheu o presidente da Câmara, Vicentão (MDB), garantindo a integração com o Legislativo.
O político recebeu 70% dos votos e, com isso, seu grupo completará 16 anos no poder, até a próxima eleição.
Cabe recurso
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Dosimetria
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Corrida eleitoral
Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
Processos
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Eleições
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Tarifaço
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
Política
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
Política
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Política
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
Política
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro