Medida foi anunciada na terça (9)
(Imagem: Freepik)
A Caixa Econômica Federal voltou a permitir a contratação de mais de um financiamento imobiliário utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) e revoga uma restrição que estava em vigor desde novembro de 2024.
A medida beneficia clientes que já possuem um financiamento ativo com recursos do SBPE — inclusive seus cônjuges — e que, até então, estavam impedidos de contratar um novo crédito habitacional no banco.
A regra havia sido implementada para conter a alta demanda por financiamento diante da limitação de recursos no SBPE, cuja principal fonte são os depósitos em caderneta de poupança. Durante os 13 meses de vigência, a Caixa buscou equilíbrio entre procura elevada e a baixa disponibilidade de verbas para novos contratos.
Segundo o banco, a decisão de retomar a liberação de múltiplos financiamentos acompanha a evolução das regras do Banco Central (BC), que reduziu o percentual dos depósitos compulsórios da poupança. Isso ampliou a disponibilidade de recursos para o crédito habitacional.
"Essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança", afirmou o presidente da Caixa, Carlos Vieira.
A mudança integra um conjunto de ações do governo federal para estimular a construção civil e ampliar o acesso ao crédito imobiliário. Também fazem parte do pacote o aumento dos limites de financiamento pelo SBPE e SFH (Sistema Financeiro da Habitação), a flexibilização do uso de recursos do FGTS no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e ajustes regulatórios nos compulsórios do BC.