A Plataforma Toda Matéria, referência em educação, abriu inscrições para o Prêmio Professor do Ano 2025.
O concurso chega à sua quarta edição com o objetivo de valorizar professores que marcaram a vida de alunos, pais e até a comunidade onde atuam. E são essas pessoas – alunos, ex-alunos, pais e até mesmo colegas, gestores e instituições – que podem inscrever os educadores que fizeram a diferença no último ano.
A cada edição, o prêmio destaca projetos com impacto, reforçando o papel do professor como um agente essencial na construção de uma sociedade mais justa, crítica e informada.
"Acreditamos que a educação transforma vidas, e os professores são protagonistas dessa mudança. O Prêmio Professor do Ano é uma forma de reconhecer e valorizar esses profissionais que impactam vidas todos os dias", destaca Rui Marques, CEO da 7Graus, proprietário do Toda Matéria.
Inscrições
As inscrições estão abertas até 26 de setembro e a avaliação dos projetos ocorrerá até o dia 10 de outubro.
O vencedor será anunciado no Dia do Professor, 15 de outubro. O júri é formado por profissionais da área da educação e analisa os projetos com base em critérios como relevância do trabalho desenvolvido, reconhecimento externo, impacto gerado e consistência da ação.
Prêmios
O vencedor recebe um pacote de prêmios que inclui: certificado oficial, um notebook oferecido pela Acer, um smartphone, um vale-viagem no valor de R$ 5.000,00 e uma trilha formativa da Escolas Criativas.
Além disso, a Ciranda Cultural e a Estante Virtual, patrocinadores do prêmio, oferecem kits com produtos. O professor ganhador também terá uma assinatura anual do Toda Matéria+ - ferramenta de estudos com diversas funcionalidades, entre outros benefícios.
Além do primeiro lugar, outros cinco professores serão homenageados com Menções Honrosas, recebendo além do certificado oficial, uma trilha formativa da Escolas Criativas, itens fornecidos pelos patrocinadores e um vale-compras no valor de R$ 500,00.
Em 2024, a vencedora foi uma educadora da rede pública do Rio de Janeiro. A professora de português Cleide da Silva Magesk, do CIEP Filinto Müller Brasil-China, conquistou a premiação com um projeto antirracista que buscava ensinar sobre a origem dos cabelos trançados, resgatando suas raízes culturais e valorizando a ancestralidade.
Se você conhece um professor que marcou sua vida ou a de sua comunidade, essa é a hora de retribuir. Indique-o para o Prêmio Professor do Ano no link!
Leia Também
THE Latin America University Ranking
USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking britânico
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento
Educação de SP se une à Harvard para criar estratégias para melhoria do aprendizado de língua portug
Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC
Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo (9)
Enem 2025 tem início neste domingo (9); redação e 90 questões abrem a maratona de provas
Cuidado
Saúde mental e acolhimento ganham cada vez mais espaço nas escolas de Alphaville
Qualifica SP oferece 1 milhão de vagas gratuitas em cursos de Inteligência Artificial