Nesta terça-feira (11), a partir das 18h, as redes sociais do Objetivo exibem entrevista com o professor Laudemir Guedes Fragoso, que leciona Língua Portuguesa no Curso e no Colégio Objetivo. Na entrevista – cujo tema é "Fuvest 2024: bate-papo sobre a obra "Nós Matamos o Cão Tinhoso!" – o professor explica tudo sobre o livro, que é de leitura obrigatória nos vestibulares da Fuvest e do ITA.
Laudemir detalha que, nos últimos tempos, os grandes exames abriram-se para adoção de novos livros, que não se restringem à literatura brasileira ou portuguesa, abraçando a produção de toda a comunidade lusófona.
"Houve um tempo em que as obras literárias cobradas pelos vestibulares eram sempre as canônicas: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Iracema, O Primo Basílio, Vidas Secas. No entanto, os vestibulares da FUVEST e do ITA passaram a exigir este ano a leitura do livro "Nós Matamos o Cão Tinhoso!", publicado em 1964 pelo moçambicano Luís Bernardo Homwana. Trata-se de um conjunto de contos encabeçados pela narrativa que dá título à obra, todos eles inseridos no contexto problemático de Moçambique que está prestes a lutar por sua independência em relação a Portugal", conta.
Leia Também
USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking britânico
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento
Educação de SP se une à Harvard para criar estratégias para melhoria do aprendizado de língua portug
Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC
Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo (9)
Enem 2025 tem início neste domingo (9); redação e 90 questões abrem a maratona de provas
Saúde mental e acolhimento ganham cada vez mais espaço nas escolas de Alphaville
Qualifica SP oferece 1 milhão de vagas gratuitas em cursos de Inteligência Artificial