Vendas de unidades residenciais têm queda no 1º semestre
Segundo CBIC, redução foi de 2,2% em comparação ao mesmo período de 2019
Um estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) mostrou que, apesar da pandemia da Covid-19, o Brasil registrou uma queda de 2,2% nas vendas de imóveis residenciais novos (apartamentos) no 1º semestre de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019.
A pesquisa levantou dados de 132 municípios, sendo 19 capitais, de Norte a Sul do Brasil.De acordo com o presidente da CBIC, José Carlos Rodrigues Martins, a estabilidade no índice de vendas em plena pandemia é um dado bastante relevante e que comprova a força do setor.
"Todo esforço que foi feito para a manutenção dos canteiros de obras funcionou. Tivemos uma queda de 2,2% nas vendas, o que é uma estabilidade e demonstra como lidamos bem com a crise", explicou.
Segundo semestre
De acordo com a CBIC, o 2º semestre deste ano deve ser de aumento de 20% a 30% dos lançamentos imobiliários. No 1º semestre, eles foram reduzidos em 43,9%, para 37.596 unidades.
Segundo o presidente da entidade, há a previsão de um boom de lançamentos no 2º semestre. "Nós represamos os lançamentos no 1º semestre, o que indica que no segundo os números devem crescer. A alta de é importante porque representa emprego futuro", disse.