Residenciais devem se adaptar a carros elétricos
Segundo especialista, assunto precisa ser colocado no planejamento
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2022, 8.500 carros elétricos foram emplacados no país. O crescimento foi de 197% em relação a 2021.
Diante deste aumento, os residenciais precisam se adaptar e suprir esta nova demanda. De acordo com José Roberto Graiche Junior, vice-presidente do Grupo Graiche, que gerencia 915 condomínios, a decisão de instalar a infraestrutura de carregamento desse tipo de veículo deve ser discutida em assembleia.
"Chegamos à conclusão de que, mesmo que inicialmente esse tipo de operação tenha um investimento considerável, quando compartilhado, os valores são reduzidos e inúmeros benefícios são gerados para todos os moradores (...) Adaptar o condomínio a essa questão é um assunto que precisa ser levado em consideração no seu planejamento para os próximos anos", explicou.
Valorização
José Roberto destacou ainda que esse projeto de eletrificação pode ser decisivo na valorização futura do imóvel. "Contar com esse projeto de eletrificação pode se tornar um fator decisivo na valorização futura do imóvel, bem como o morador que hoje não utiliza um carro elétrico vai desejar ter a mesma oportunidade e facilidades se fizer essa opção", apontou.