Reajuste de aluguel pode chegar a 24,52%
Alteração de valor é para contratos com aniversário em dezembro
O contrato de aluguel em andamento, reajustado pelo Índice Geral de Preços – Mercado(IGP-M) e com aniversário em dezembro, poderá ter um aumento de 24,52%. Esse é o maior percentual dos últimos 17 anos. Em novembro, a alta anotada foi de 3,28%.
Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SP) o fator de atualização é de 1,2452. Ou seja, para atualizar um aluguel de R$1.500,00, que vigorou até novembro de 2020, multiplica-se o valor por 1,2452, que resultará em R$ 1.867,80 a ser pago.
Opinião
Apesar da alta no índice, a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) declara-se favorável ao IGP-M (Índice Geral de Preço ao Mercado). Na opinião de José Roberto Graiche Júnior, presidente da associação, o mercado é suficientemente autorregulado e muito maduro para absorver as variações atípicas dos índices.
"Quando há discrepância em índices e a economia vai mal, proprietários e inquilinos se compõem em negociações, são capazes de estabelecer novos valores de aluguel ou corrigir contratos defasados. Não é porque o índice destoou que todos devem aplicá-lo, sempre prevalece o bom senso do mercado", disse.