Pesquisa mostra que 46% dos imóveis à venda têm preço acima do ideal
Dados foram divulgados pela plataforma QuintoAndar
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Uma pesquisa feita pela plataforma QuintoAndar com anúncios de 24 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais revelou que 46% dos imóveis anunciados para venda são listados com o preço acima do ideal. Apesar disso, apenas 10% dessas unidades são vendidas pelo valor pedido inicialmente.
Segundo o corretor de imóveis Rafael Scodelario, essa discrepância entre o preço anunciado e o valor real de mercado pode estar ligada a diferentes motivos, como a especulação imobiliária ou mesmo o desconhecimento dos preços praticados na região.“Além disso, tendências momentâneas do mercado também podem influenciar na supervalorização dos imóveis", explicou.
O especialista destacou que, para adquirir um imóvel com preço justo, é necessário realizar uma pesquisa minuciosa e embasada sobre os valores praticados no mercado imobiliário.
"Analisar imóveis semelhantes na região desejada e utilizar ferramentas disponíveis para avaliar a média de preços são passos essenciais nesse processo", apontou.
Negociação
Ainda de acordo com Scodelario, a negociação é outra etapa crucial para alcançar um preço justo. "Utilizar os dados coletados durante a pesquisa como argumentos concretos pode auxiliar na negociação com o vendedor", destacou.