Domingo, 29 Setembro 2024

Imóveis

Lançado pela Arqos, DISTRITQ será o 1º bairro design da região

Imóveis

Lançado pela Arqos, DISTRITQ será o 1º bairro design da região

Com 600.000 m², a proposta da empresa é levar uma nova centralidade para Alphaville e Tamboré  

DISTRITQ foi planejado a partir do conceito da cidade de 15 minutos, em que contará com três centralidades (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A incorporadora Arqos acaba de lançar o DISTRITQ, o primeiro bairro design da região, com 600.000 m² e envolto por 3,5 milhões de m² de natureza preservada da Reserva Biológica Tamboré. A proposta é levar uma nova centralidade para Alphaville e Tamboré.

Localizado em Santana do Parnaíba, o novo bairro é resultado de dois anos de estudo, com projeto urbanístico do escritório Natureza Urbana. O local contará com uma associação de moradores e monitoramento de segurança 24 horas, com fácil acesso a lojas, escolas, hospitais, academias, entre outros.

Segundo Felipe Chukr, CEO da Arqos, o maior diferencial do DISTRITQ é o fato de ser um bairro marcado pela arquitetura autoral, com segurança, mobilidade, senso de comunidade, com uma gama de projetos ecoeficientes e certificados, que têm a natureza como protagonista.

"Buscamos estruturar nosso bairro por meio de centralidades, espaços públicos, linguagem única em toda a comunicação, rotas de transporte ativo, como as Paradas Arqos, dentre outras soluções em meio à mata preservada para promover a experiência de vida harmoniosa. É um projeto grandioso, que tem a missão de transformar a forma de viver ao longo dos próximos anos, deixando um legado para a cidade, como um recorte do melhor da arquitetura brasileira, tendo a natureza como protagonista", disse.

Cidade de 15 minutos

O DISTRITQ foi planejado a partir do conceito da cidade de 15 minutos, que representa a mobilidade acessível e ativa, centralidades de diversas escalas para atendimento das demandas tanto dos moradores, quanto do comércio, dos serviços e do lazer.

Serão três centralidades que congregam residenciais, comércios e praças. A primeira será o Boulevard, considerado o ponto de entrada para o DISTRITQ e que abrigará quatro empreendimentos. Haverá ainda mais duas centralidades de diferentes escalas, todas associadas ao espaço público e a mobilidade. A centralidade Alameda contará um condomínio residencial misto chamado "Reserva", composto por torres e casas.

"Temos uma centralidade na parte alta e, tirando partido dos terrenos disponíveis, criamos uma centralidade logo na entrada do bairro, com um caráter comercial e esportivo, como uma espécie de clube do bairro e um polo gastronômico", explicou o urbanista Pedro Lira, que assina o projeto urbanístico. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/