CEF anuncia novo corte na taxa de juros para financiamento
A redução foi de 0,25 p.p, passando de 6,75% para 6,50% ao ano mais Taxa Referencial
Após o Comitê de Política Monetária (Copom) reduzir a taxa básica de juros (Selic) de 5% ao ano para 4,5% ao ano, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou, na quinta-feira (12), uma nova diminuição nas taxas de juros de suas linhas de crédito imobiliário.
Desde julho deste ano, a Selic vem sofrendo reduções e atingiu o menor percentual desde a adoção do regime de metas para a inflação, em 1999. A Caixa vem acompanhando o cenário de queda do indicador de janeiro a dezembro de 2019.A partir de segunda-feira (16), a taxa efetiva mínima para imóveis residenciais da Caixa será de 6,50% ao ano, mais Taxa Referencial (TR), que atualmente está zerada. Anteriormente a tarifa era de 6,75%. No total, a queda foi de 0,25 p.p. para clientes que optarem por receber seus vencimentos no banco e manter relacionamento com a instituição. Segundo o banco, a redução é válida tanto para as concessões pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) quanto do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Para o cliente conseguir uma condição de juros mais baixos, diferentes fatores acabam contando na hora da negociação, incluindo nível e o tempo de relacionamento com o banco, valor do imóvel, bem como o perfil e renda do consumidor.
Formas de financiamento
Além da correção pela TR, a Caixa também oferece a possibilidade de financiamentos para imóveis residenciais com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Atualmente, a tarifa mínima para contratos vinculados ao IPCA é de 2,95% e a máxima é de 4,95%.
As simulações podem ser realizadas no site da instituição (www.caixa.gov.br), onde o cliente pode comparar os juros e as condições para obtenção do seu financiamento.