AABIC recomenda aumento da segurança em condomínios
Linha de defesa deve envolver moradores, colaboradores e a gestão
Com a retomada das atividades de forma presencial e híbrida, diminuindo a necessidade do home office, a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC) alerta para um aumento da vulnerabilidade dos condomínios residenciais a ações de criminosos.
De acordo com a AABIC, a linha de defesa dos condomínios deve ter o envolvimento de moradores, corpo de colaboradores e a gestão. Para funcionários, como porteiros e zeladores, a orientação é reforçar a indicação de procedimentos como a identificação de entregadores e prestadores de serviços diversos, com liberação apenas sob autorização de um morador maior de idade.
No caso de entregas, a associação não recomenda a liberação do acesso às dependências do condomínio. O ideal é que ou o morador retire os itens na portaria ou a encomenda fica tempora- riamente armazenada.
Moradores
Em relação aos moradores do condomínio, segundo a AABIC, a administração precisa reforçar alguns cuidados. Entre as orientações está a de se atentar para procedimentos de segurança para autorização de entrada de amigos de filhos menores e nunca deixar as portas de acesso aos apartamentos destrancadas.