A Copa contará com 32 seleções, que serão definidas por meio das eliminatórias continentais. (Foto: Nelson Terme/CBF)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A cidade de São Paulo foi confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (7), durante cerimônia realizada na sede da entidade, em Zurique, na Suíça.
A capital paulista terá partidas disputadas na Arena Itaquera, estádio que foi palco da abertura da Copa do Mundo masculina de 2014 e de outros cinco jogos, incluindo uma semifinal. Esta será a primeira edição do torneio feminino a ser realizada em território sul-americano.
A Copa contará com 32 seleções, que serão definidas por meio das eliminatórias continentais. O Brasil, por ser país-sede, já está automaticamente classificado. A tabela de jogos será divulgada em 2026.
A secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis, afirmou que a cidade reúne condições para receber o evento, destacando a infraestrutura e a experiência com grandes competições. O governo estadual e a Prefeitura de São Paulo trabalham em conjunto na organização do torneio.
Esta será a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina. Os Estados Unidos lideram o histórico de títulos, com quatro conquistas. O Brasil foi vice-campeão em 2007, quando perdeu para a Alemanha. A atual campeã é a seleção da Espanha, vencedora da edição de 2023.
O país tem destaque em outras estatísticas do torneio. A atacante Marta é a maior artilheira da história da competição, com 17 gols em 20 jogos. Já a ex-volante Formiga é a única atleta — entre homens e mulheres — a ter disputado sete edições da Copa do Mundo, entre 1995 e 2019.
A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 começará em 24 de junho, com final prevista para 25 de julho.