Terça, 01 Abril 2025

Listas

Rentabilidade de imóveis ultrapassa 19% ao ano nas capitais, aponta estudo

Especiais

Rentabilidade de imóveis ultrapassa 19% ao ano nas capitais, aponta estudo

Parceria entre FGV IBRE e QuintoAndar revela que, somando aluguel e valorização, setor se destaca frente a outros investimentos 

Embora cada capital tenha seu próprio ritmo, os resultados chamam atenção em todas, como São Paulo, chegou a 17,2%, enquanto no Rio ficou em 12,9% (Foto: Free Pik/xb100)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Investir em imóveis residenciais se tornou, mais do que uma forma de garantir patrimônio, uma alternativa concreta de ter um rendimento significativo. É o que aponta um estudo feito pelo QuintoAndar, em parceria com o FGV IBRE, que analisou o desempenho do setor nas três maiores capitais do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Essa é a primeira vez que a maior plataforma de moradia da América Latina se une a um dos institutos econômicos mais respeitados do país para produzir um levantamento desta natureza.

Os dados mostram que a rentabilidade total dos imóveis em 2024 chegou a 19,1% ao ano, combinando o rendimento médio com aluguel (6,2%) e a valorização dos imóveis (12,9%). Para quem comprou um apartamento de R$365 mil há um ano, por exemplo, o retorno estimado é de quase R$ 70 mil, ou seja, mais de 19% de ganhos, o que supera, com folga, boa parte das aplicações financeiras no mesmo período.

"Ainda que seja preciso levar em conta a questão da liquidez, quando comparada a títulos financeiros, é possível dizer que o imóvel residencial apresenta um desempenho bastante robusto, com uma boa expectativa de ganho no horizonte de médio e longo prazo. A característica de proteção contra a inflação, renda periódica via aluguel e potencial de valorização patrimonial reforça o papel estratégico do mercado imobiliário residencial como uma interessante alternativa complementar de investimento", diz o economista André Braz, do FGV IBRE

Quais capitais oferecem maior rentabilidade?

Embora cada capital tenha seu próprio ritmo, os resultados chamam atenção em todas. Em Belo Horizonte, o aumento de valor alcançou 26,6% ao ano. Em São Paulo, chegou a 17,2%, enquanto no Rio ficou em 12,9%.

A análise leva em conta não só contratos e anúncios do QuintoAndar, mas também o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), indicador da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), com o FGV IBRE, que calcula a variação de preços a partir de dados de financiamento.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/