Apoio de Lula ou Bolsonaro diminui chance de voto de um terço dos eleitores em Barueri
Um terço dos eleitores diz não votar em nomes apoiados por políticos que estão em partidos das coligações de Gil e Beto Piter
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Três em cada dez eleitores de Barueri afirma que o apoio do presidente Lula (PT) ou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diminui a chance de votar em um candidato na eleição para a prefeitura de Barueri.
Essa foi uma das perguntas feitas pelo Instituto Badra Comunicação, em pesquisa feita nos dias 10 e 11 de julho e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP - 04369/2024.
Apesar de não terem entrado de cabeça na eleição barueriense, os dois políticos que polarizam a disputa nacional estão em partidos que estão em coligações distintas na cidade. De um lado, o PT de Lula declarou apoio a Beto Piteri (Republicanos), enquanto o PL de Bolsonaro faz parte da coligação de Gil Arantes (União).
Outro concorrente na disputa, Fabião (MDB) não conta com o apoio desses políticos, nem Sabrina Nabuco (PSOL).
O levantamento perguntou como o apoio de Lula e Bolsonaro influenciaria. Para 34,7%, ter o apoio do petista diminui a chance de votar em um candidato, outros 31,8% responderam que isso não altera a posição, enquanto 31,4% responderam que aumentaria a chance de voto.
No caso de Bolsonaro, 32,8% disseram que reduziria as chances de voto, 31,1% não alteraria e 33,7% que aumentaria o potencial de voto.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) apresentou menos rejeição entre os entrevistados. 16% disseram que diminuiria a chance de apoiar um candidato indicado por ele, 42,8% responderam que não alteraria e 37,5% afirmaram que aumentaria a chance de voto.
Foram entrevistados 1.060 eleitores em diferentes pontos das duas zonas eleitorais da cidade, e a margem de erro é de 2,5 ponto percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.