Telefonia celular lidera ranking de reclamações em Barueri, diz Procon
A Fundação contabilizou 17,2 mil atendimentos no geral na cidade. Mais de 1,5 mil pedidos foram sobre telefone móvel
Os serviços de telefonia celular lideraram o ranking de reclamações de consumidores em 2018 na cidade de Barueri, de acordo com a Fundação Procon. Durante o ano foram registradas 1.518 solicitações. O assunto financeiro aparece como o segundo pior avaliado, com 1.234 pedidos.
Nos Procons de todo o país, foram 460 mil reclamações sobre telefonia celular e fixa – além disso, quatro das cinco empresas mais acionadas pelos Procons são de serviços de telecomunicações. No consumidor.gov.br, mais de 40% das reclamações finalizadas pela plataforma foram contra serviços das operadoras.
No município de Barueri, foram contabilizados 17,2 mil pedidos no total, no ano passado. Deste número, 50,33 % se referem a serviços privados, 19,16% de assuntos financeiros, 16,80% de telecomunicações e 10,19% relacionados a produtos. O público feminino responde por 55,72% das reclamações, os homens representaram 44,28%. Foram encerrados 46 registros e há 20 em análise, segundo o Procon de Barueri.
Queixas
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, do total de reclamações em 2018, 897,1 mil foram relacionadas a problemas com cobranças, o que representa 40,8%.
Em seguida, foram reclamações sobre problemas com contratos entre consumidores e empresas (366 mil) e com vícios ou má qualidade de produtos ou serviços (272,9 mil).
Atendimento online
O consumidor.gov.br é um serviço de intermediação entre o consumidor e a empresa. Pelo site, o usuário verifica se a instituição está cadastrada, registra sua reclamação e, a partir daí, começa a interação entre o consumidor e a empresa. Ao término, o usuário informa se o problema foi resolvido ou não.