Saraiva fecha livrarias e deve funcionar apenas como site
Recentemente, a rede de livrarias fechou sua unidade no Shopping Tamboré (Av. Piracema, 669)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A rede de livrarias Saraiva demitiu todos os funcionários de suas lojas físicas nesta quarta-feira (20). A decisão, que marca o fim de uma era para a empresa, foi confirmada por fontes próximas à companhia e representa uma tentativa de adaptação ao mercado atual, onde o comércio online se tornou predominante.
A Saraiva já vinha enfrentando dificuldades financeiras nos últimos anos, e a pandemia de Covid-19 agravou ainda mais sua situação, com as medidas de isolamento social levando ao fechamento temporário de centros comerciais.
Nos meses que antecederam a decisão de encerrar suas lojas físicas, a Saraiva havia fechado cerca de 30 unidades, dentre elas a do Shopping Tamboré (Av. Piracema, 669), mantendo apenas cinco livrarias em funcionamento. Dessas, quatro estão localizadas na cidade de São Paulo e uma em Campo Grande.
A demissão em massa dos funcionários ocorre pouco antes de uma assembleia na qual será discutida uma mudança societária no negócio, envolvendo a conversão de ações preferenciais (sem direito a voto) em ações ordinárias (com direito a voto). Essa mudança representa uma tentativa de reestruturação da empresa em meio às dificuldades financeiras que a têm assolado desde 2018, quando entrou em recuperação judicial com uma dívida de R$ 675 milhões.