Vinho: um ótimo coadjuvante na quarentena
O vinho proporciona benefícios para a alma e para o coração
Creio que todos já ouviram falar sobre os benefícios do vinho para a saúde humana.
De fato são muitos e todos cientificamente comprovados.
O vinho apresenta inúmeros benefícios para a saúde, o que se deve principalmente à presença de resveratrol na sua composição, um forte antioxidante que está presente na casca e sementes das uvas que produzem o vinho. Além disso, outros polifenóis presentes nas uvas, como os taninos, os flavonoides e os ácidos fenólicos, também apresentam benefícios para a saúde:
Diminuição o risco de aterosclerose, já que contribui para o aumento dos níveis de HDL;
Diminuição a pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos;
Prevenção do câncer devido às suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres;
Ação anti-inflamatória; Enfim, a lista é longa e cientificamente comprovada.
Mas quero explorar aqui os benefícios que o vinho nos proporciona para a alma e para o coração, especialmente neste momento de reclusão e angústia que estamos vivendo.
Um ditado bastante difundido no mundo do vinho diz que "dinheiro não pode comprar a felicidade, mas pode comprar vinho, que é a mesma coisa". Apesar de ser uma brincadeira, a frase também tem fundamentos científicos. Uma pesquisa feita na Nova Zelândia, na Universidade de Otago, revelou que casais que reservavam um tempo para tomarem uma taça de vinho juntos são mais felizes do que aqueles que não têm esse costume.
Um dos meus benefícios favoritos do vinho: ele te incentiva a relaxar. Se você está simplesmente degustando uma taça no final do dia ou com a família e pessoas a quem ama, um copo de vinho o convida a relaxar, geralmente exaltando todos os seus sentidos. Acompanhando a comida, enaltece o paladar e a experiência.
O vinho te ajuda a se conectar consigo mesmo e com quem você o compartilha.
Bebendo sempre com moderação e se permitindo à estas pequenas alegrias, só lhe trará benefícios.
Saúde a todos!