Primavera terá chuvas abaixo da média, diz meteorologia
Com precipitações irregulares, ondas de calor podem atingir a região
A primavera começa neste sábado (22) e o período traz a expectativa da abertura da temporada de chuvas. Mas neste ano, a estação pode sofrer mudanças. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações acontecerão de forma irregular e abaixo da média.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, a primavera deste ano terá características semelhantes à do ano de 2014. "Assim como há quatro anos, as chuvas na região metropolitana de São Paulo e no Estado devem ser irregulares e mal distribuídas ao longo dos três meses devido ao fenômeno do El Niño", explica.
Com chuvas abaixo da média, fortes ondas de calor poderão atingir a região. Estima-se que os termômetros comecem a esquentar a partir de outubro, podendo atingir temperaturas acima dos 28º C.
Doenças da estação
Durante o período, é comum que muitas pessoas fiquem com a imunidade baixa e propensas ao desenvolvimento de doenças. As enfermidades mais recorrentes da nova estação estão relacionadas a manifestações alérgicas, ou sintomas reativos a pólen, pó, flores, e ao ressecamento do ar.
Mudanças de temperatura, maior umidade ou menor umidade, frio ou calor intenso, estão relacionados ao aumento de problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos. Crises de rinite, asmas e problemas de tosse são problemas comuns do período, segundo especialistas.