Para aumentar sensação de segurança, Barueri cria Vizinhança em Guarda
Iniciativa poderá ser implantada em qualquer bairro com a participação de voluntários
Nesta terça-feira (14), em uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville, a maioria dos moradores do bairro pontuaram que, para aprimorar a segurança, assunto que segue em alta, seria necessário mais policiamento nas ruas, seguido de blitze.
Além disso, 49% disseram que seriam voluntários em um programa municipal nos moldes do Vizinhança Solidária, da Polícia Militar, para ajudar a diminuir a criminalidade. Mais de 140 pessoas participaram da enquete.
Recentemente, a Prefeitura de Barueri regulamentou o programa Vizinhança em Guarda, que visa aumentar a percepção da sensação de segurança, a partir da prevenção de delitos. Segundo a gestão, por se tratar de uma iniciativa no qual a participação se dá pelo voluntariado, sua implementação é possível em qualquer bairro.
"A partir do pedido das pessoas interessadas, formará grupos que receberão palestras de sensibilização, na qual integrantes da Guarda Civil Municipal irão esclarecer sobre o desenvolvimento do programa e marcar uma reunião de implantação", apontou.
Mudança de comportamento
A prefeitura afirmou ainda que, além de aproximar a comunidade da Guarda Civil Municipal, "uma das principais características é o estímulo à mudança de comportamento das pessoas em razão de ações de prevenção primária com efeitos de dimensão pessoal e coletiva, criando, portanto, uma rede de autoproteção".
Mais informações sobre o programa na Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (11 4199-1400).