Na contramão do estado e da capital, Barueri tem queda nos furtos de veículos
Já em Santana de Parnaíba, segundo dados da SSP, houve uma alta de 11,11% nesse tipo de crime
Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), nos primeiros três meses do ano, a cidade de São Paulo registrou um aumento de 22% nos furtos de veículos em comparação ao mesmo período de 2021. No estado, a alta desse mesmo tipo de ocorrência foi de 21,49%.
Apesar dos números, em Barueri, o cenário é positivo. De acordo com informações levantadas pela reportagem no site da SSP, de janeiro a março deste ano, foram anotados 119 furtos de veículos na cidade, enquanto no mesmo período de 2021 foram 148, queda de 19,59%. Em março, foram 39 ocorrências.
Diferentemente de Barueri, em Santana de Parnaíba, houve uma alta de 11,11% nesse tipo de crime. De acordo com a SSP, no primeiro trimestre de 2022 foram 20 furtos de veículos na cidade, contra 18 no mesmo período do ano passado.
Ações
Para melhorar a segurança na cidade, alguns vereadores de Barueri solicitaram em ofícios à prefeitura a implantação de novas bases da Guarda Municipal e também reforço de rondas nos bairros. Para a região, o parlamentar Fabião pediu a ampliação de rondas ostensivas no Melville.Segundo ele, os moradores reclamam por conta dos constantes assaltos praticados nas imediações dos condomínios instalados naquela região.
Já a Associação Empresarial e Residencial de Alphaville (AREA), visando ampliar ainda mais a segurança no bairro de um forma geral, anunciou que fará a instalação de novas câmeras nas alamedas do centro empresarial, que faz parte de seu local de cobertura.
Serão oito equipamentos, sendo seis deles na Alameda Amazonas, nos números 352, 730 e no lado oposto ao 730, e dois na Av. Paiol Velho com a Al. Aruanã. A previsão é que o serviço seja finalizado em 40 dias. Com essas implementações, a associação terá um total de 126 equipamentos instalados pelo bairro.
"Toda a região é coberta pelo nosso monitoramento, mas temos ainda alguns pontos de sombra, por isso demanda investimento, o que a A não tem medido esforços. Esse e outros pontos estão em nosso projeto de melhorias. Temos ainda em nossos projetos a instalação/implementação de leitores de placas", explicou Joaquim Domingues Filho, gerente de segurança da AREA à reportagem.