Municípios registram juntos mais de 50 casos de meningite
Em Barueri, são 39 ocorrências, sendo a mais comum a viral. Em Parnaíba, o número chega a 20
Nos últimos dias, o estado de São Paulo tem registrado aumento nos casos de meningite. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, neste ano, para todos os tipos da doença, foram 2.902 ocorrências e 295 óbitos.
As cidades da região também apresentam o mesmo cenário. Em Barueri, segundo a prefeitura, até o momento, foram notificados 128 casos suspeitos de meningite e 39 confirmados, sendo 56% deles de etiologia viral.
"A faixa etária mais acometida foi de 0 a 12 anos, sendo 26 casos positivos. Devido à característica da doença ser de transmissão respiratória e sazonal, estamos sempre alertas quanto à sua presença, por meio da Notificação Compulsória de casos suspeitos", apontou.
Em Santana de Parnaíba, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, são 20 casos da doença.
Especialista
Segundo o infectologista Fabio Junqueira, é comum o acontecimento de surtos de meningite de tempos em tempos. "O que temos observado no Brasil é a baixa adesão às campanhas de vacinação. O público mais vulnerável são os que não estão vacinados e, principalmente, os que têm algum problema de saúde", disse.
O especialista destacou ainda que os principais sintomas da doença são a febre súbita, dor de cabeça e vômitos. "Ao identifica-los, é preciso procurar atendimento médico rapidamente. Lembrando que a principal forma de se prevenir é a vacinação", enfatizou.
A vacina nas cidades está disponível nas Unidades de Saúde.