Sábado, 19 Abril 2025

Cidades

Mais de 80% dos moradores acreditam que os crimes aumentaram no bairro

Segurança Cidades

Mais de 80% dos moradores acreditam que os crimes aumentaram no bairro

Dados são de uma enquete feita pela Folha de Alphaville nas redes sociais nesta segunda-feira (14)  

PM e GCM de Barueri realizaram blitze em Alphaville no passado; moradores querem mais ações do tipo (Foto: Divulgação/Arquivo Secom Barueri)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Datafolha, 58% dos brasileiros perceberam aumento da criminalidade em suas cidades. Apenas 15% dos entrevistados notaram uma diminuição no número de crimes. O levantamento foi feito entre 1 e 3 de abril, ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios. 

Em Alphaville, o cenário se repete. Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville nesta segunda-feira (14) revelou que 85% dos moradores que responderam acreditam que houve um aumento na criminalidade no bairro. 

Entre as ações policiais que poderiam ser adotadas, a grande maioria citou a realização de mais rondas (46%), seguido pela implantação de mais bases policiais (42%) e mais blitze (12%). 

Apesar disso, 57% dos moradores do bairro responderam que tem uma sensação de segurança em Alphaville, enquanto 43% disseram que não. Mais de 180 pessoas participaram da enquete.  

Dados 

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) mostraram que, apesar dessa percepção de quem mora por aqui, Barueri e Santana de Parnaíba anotaram queda em alguns tipos de crimes neste ano. 

Segundo o órgão, no município barueriense, até fevereiro, informações mais recentes, foram 120 roubos, ante 134 no mesmo período de 2024 (-10,44%). Já em relação aos furtos, a redução foi de 1,18%, passando de 508 no ano passado para 502 este ano. 

Em Santana de Parnaíba, houve diminuição de 29,16% nos casos de roubo, passando de 24 para 17, e 8,33% nos furtos, em que foram 144 casos até fevereiro de 2024 e 132 este ano. 

Em recente entrevista à FA, a Prefeitura de Santana de Parnaíba afirmou que, neste ano, serão intensificados os bloqueios na entrada do bairro, especificamente nos pontos limítrofes do município a fim de coibir a entrada de infratores da lei provenientes de outras cidades próximas. 

"Também devemos incrementar o sistema de monitoramento por vídeo, adicionando mais inteligência às câmeras, e integrando os sistemas privados ao público", destacou a gestão.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/