Domingo, 24 Novembro 2024

Cidades

Mesmo com fim do estado de emergência, Barueri recomenda manutenção de medidas preventivas

Contra a Covid-19 Cidades

Mesmo com fim do estado de emergência, Barueri recomenda manutenção de medidas preventivas

No dia 17, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim do estado de "emergência sanitária nacional" por causa da Covid-19

Segundo a Prefeitura de Barueri, qualquer determinação sobre o enfrentamento à Covid-19 será reavaliada em concordância com o atual cenário (Foto: Graziela Costa/Folha de Alphaville)

 No dia 17, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim do estado de "emergência sanitária nacional" por causa da Covid-19. A decisão marca o fim de medidas impostas em fevereiro de 2020. Com isso, estima-se que mais de 2.000 normas caiam no país. 

A Prefeitura de Barueri informou que a Secretaria de Saúde, em conformidade com a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 13 de abril, que manteve a pandemia de Covid-19 como uma "Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional", recomenda a manutenção das medidas de prevenção à doença atualmente vigentes no município.

"A Secretaria de Saúde celebra a melhora nos indicadores da doença e ampla adesão dos munícipes à campanha de vacinação, mas considera prematuro o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Qualquer determinação futura sobre o enfrentamento à Covid-19 no município será reavaliada em concordância com os números e atual cenário", destacou.

Especialista

À reportagem, a infectologista do Hospital Sírio-Libanês Carla Kobayashi explicou que odecreto do estado de fim de emergência não pode passar a mensagem de que este é o fim da pandemia da Covid-19.

"Essa é a atenção que precisamos ter neste momento, pois ainda é muito importante pensarmos na vacinação, nas doses de reforço, além de manter o esquema vacinal completo e alguns cuidados básicos, como higienização das mãos, uso de máscara para pessoas do grupo de risco, pensar na comprovação de vacinação para eventos que tenham aglomeração", disse. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/