Quinta, 21 Novembro 2024

Cidades

Fazer atividade física reduz risco de demência, apontam pesquisas

Cidades

Fazer atividade física reduz risco de demência, apontam pesquisas

Um dos estudos revelou que aqueles que praticavam esportes diminuíram em 50% a chance de ter a doença 

Pesquisa comprovou que idosos tiveram uma melhora no desempenho da memória (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Duas pesquisas divulgadas recentemente revelaram que fazer atividades físicas pode não só melhorar a memória, mas também reduzir o risco de demência. Foi o que descobriram pesquisadores da Universidade de Ontario, no Canadá, e da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega.

Na primeira instituição citada, 64 homens e mulheres sedentários que tinham mais de 60 anos foram avaliados. Eles passaram a caminhar na esteira, com exercícios moderados e treino intervalado, no qual caminhavam na esteira com inclinação por quatro minutos. Doze semanas depois, aqueles que fizeram exercícios mais pesados tiveram uma melhora no desempenho da memória. 

Já o estudo da Universidade na Noruega, feito com 30 mil pessoas, revelou que aqueles que se mantiveram em forma diminuíram em 50% o risco de desenvolver uma demência, o que valeu também para homens e mulheres que só saíram do sedentarismo na meia idade. 

Pensando em promover qualidade de vida, Barueri tem investindo em diferentes atividades para a melhor idade. O principal equipamento para o bem-estar deste público é o Parque da Maturidade José Dias da Silva, criado em 2008, que conta com diversas atividades esportivas, além de culturais. 

"De alfabetização a exercícios físicos e palestras sobre saúde. Há de tudo um pouco nesse espaço pensado exclusivamente para os maiores de 60. A atividade mais recente implantada é a dança circular. Os idosos atletas também participam e competem em jogos intermunicipais e estaduais, representando a cidade de Barueri", destacou a gestão. 

Os idosos contam ainda com academia completa, com aparelhos de musculação, esteiras, bicicletas ergométricas e ar-condicionado, ginásio de esportes, piscina e diferentes aulas, como Pilates, yoga, zumba gold e caminhada.

Em Parnaíba
Em Santana de Parnaíba, segundo informações apuradas pela reportagem, há um Centro de Convivência do Idoso, que fomenta a prática esportiva dos munícipes mais velhos. Por lá, eles participam de atividades e campeonatos em várias modalidades.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/