Enquanto Parnaíba tem alta nos casos de dengue, Barueri registra queda
Dados são dos dois primeiros meses deste ano. Prefeituras realizam ações de prevenção
Segundo informações, até março deste ano, os casos de dengue cresceram 43,8% no Brasil em comparação ao mesmo período de 2022. Com o aumento das ocorrências, o Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergências Arboviroses com o objetivo de elaborar estratégias de controle e redução de casos graves e óbitos.
Santana de Parnaíba segue a mesma tendência. Até fevereiro, foram 16 ocorrências positivas de dengue, segundo a prefeitura, enquanto nos dois primeiros meses de 2022 foram sete, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) . O crescimento foi de 128,57%.
No município barueriense, o cenário é de queda nos índices da doença. Segundo o CVE, foram nove casos positivos nos dois primeiros meses do ano. Em 2022, neste mesmo período, foram 11 ocorrências, redução de 18,18%.
Ações
Para o combate à doença, a Prefeitura de Santana de Parnaíba afirmou que o setor de dengue faz rotineiramente um trabalho de casa a casa e intensificou o serviço no período de chuvas.
"Em casos positivos é feito bloqueio do quarteirão, e, quando necessário, a nebulização. Também é feito verificação, notificação e aplicação de veneno quando necessário nos pontos estratégicos, que são locais de armazenamento de materiais como reciclagens, borracharias, empresas", explicou.
Irregularidades encontradas em imóveis por moradores podem ser denunciadas diretamente no telefone (11 4154-6785).
Já Barueri informou recentemente que as visitas de casa em casa contra a dengue acontecem o ano inteiro e são intensificadas em épocas de chuvas.
A gestão destacou ainda que denúncias podem ser feitas ao Departamento Técnico de Controle de Zoonoses pelo telefone (11 4198-0424).