Eletropaulo faz ação paliativa, mas Alphaville segue com falta de luz
Breu. Concessionária atribui problemas a causas ambientais, como vento, quedas de árvores e galhos, entre outros
Apesar da chegada do novo ano, os moradores de Alphaville e região não têm muito o que comemorar. Eles ainda convivem com problemas antigos, não solucionados. Uma das principais reclamações é a falta de luz constante em todo o bairro, nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba.
O assunto é discutido nas redes sociais, praticamente todos os dias. Os relatos são de que não é preciso chover para haver quedas de energia. A maioria dos moradores diz que já sofrem com o problema há anos, relatado para a Eletropaulo e quase sempre a resposta é a de que "será solucionado em bre- ve". Procurada pela reportagem, a Eletropaulo se limitou a dizer que "causas ambientais, como a queda de árvores e galhos, estão entre os principais motivos das ocorrências nos endereços questionados".
Sobre investimentos no bairro, a empresa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "especificamente para a região de Alphaville, em2018, está prevista a conclusão das obras de ampliação na Subestação Alphaville. Também haverá a extensão e o recondutoramento da rede. Todas essas ações englobam um valor estimado de R$ 102 milhões".
A população dos municípios mencionados, principalmente os residentes de condomínios, também diz que o restabelecimento da luz demora, muitas vezes até mais de 12 horas; além de acontecer dias em que a falta de energia é registrada mais de uma vez. Sem precisar o tempo na área de Alphaville, a concessionária informou que a duração média de atendimentos emergenciais no terceiro trimestre de 2017 diminui 28%, se comparado ao mesmo período de 2016 em toda área de concessão da distribuidora.
A Prefeitura de Barueri informou que, em relação a iluminação pública, será 100% LED (começou pelo Mutinga). Sobre os problemas nos residenciais,a gestão afirmou que "cobra da concessionária, mas não conseguiu ainda ter um retorno positivo ou uma sinalização de que vai ser resolvido". A administração de Santana de Parnaíba foi procurada, mas não retornou até o fechamento da edição.
O outro lado
De acordo com a Eletropaulo, "em toda área de concessão, a previsão de investimento para 2017 foi de R$ 942 milhões em melhorias na redede energia. Destaque para a automação e mais de 300 mil podas realizadas na área de concessão da distribuidora. A Eletropaulo possui cerca de 3mil colaboradores que realizam atendimentos de emergência em toda área de concessão".