Com “Muralha eletrônica”, Barueri estuda aumentar número de câmeras na cidade
Segundo a prefeitura, projeto aumentará em 70 câmeras às já existentes, com controle inteligente para leitura de placas
A Prefeitura de Barueri revelou à reportagem que novas câmeras devem ser implantadas na cidade. Atualmente, são 520 equipamentos espalhados por diferentes bairros, que são acompanhados 24 horas por dia no Centro Integrado de Monitoramento.
"Existe o projeto Muralha Eletrônica, que aumentará em 70 câmeras às já existentes, com controle inteligente para leitura de placas", apontou a gestão.
Segundo a prefeitura, o sistema de monitoramento auxilia mostrando os problemas em tempo real "para que soluções integradas entre os órgãos de segurança, trânsito, emergência de saúde, entre outros, possam ser tomadas mais assertivamente", destacou.
Ocorrências
De acordo com a gestão, de janeiro a julho deste ano, 16 ocorrências de segurança, entre elas, furto, roubo, lesão corporal, tentativa de homicídio, uso de entorpecente e porte de arma, foram registradas pelo sistema de monitoramento em Barueri, sendo que nenhuma foi em Alphaville. Houve um aumento de 23,07% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram 13 casos anotados.
Já em relação aos acidentes de trânsito, segundo a prefeitura, neste ano foi apenas um caso, ante cinco em 2021, queda de 80%.