Com foco na prevenção, Campanha Outubro Rosa começa em Barueri no dia 3 de outubro
Iniciativa terá como tema "Barueri veste rosa"
A Campanha Outubro Rosa, ação mundial de combate ao câncer de mama por meio da conscientização do diagnóstico precoce da doença e na promoção de qualidade de vida, começa no dia 3/10 em Barueri. Segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer, ocorrem, em média, 18,2 mil mortes por ano pela doença no Brasil.
De acordo com a Prefeitura de Barueri, de janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 10,6 mil mamografias na rede municipal de saúde de Barueri, número maior do que o registro em 2021, quando foram feitos 19,2 mil exames.
Para o ano de 2022, são estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A mamografia deve ser realizada com frequência, em Barueri as mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, segundo a gestão.
Para o ano de 2022, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A mamografia deve ser realizada com frequência, em Barueri as mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Atividades em Barueri
Confira as atividades que começam no dia 3 de outubro, às 10h, na sede da Secretaria da Mulher (que fica na rua Sebastião Davino dos Reis, 756 – Vila Porto). A programação segue até o final do mês e terá como tema "Barueri veste rosa". Estão previstas palestras, atividades físicas, tendas com serviços gratuitos nos bairros Parque Imperial, Jardim Paulista e Jardim Audir, dentre outras ações.
Iluminação rosa
Os principais pontos da cidade também serão iluminados com a cor do tema da campanha, rosa, como Monumento da Solidariedade, Fonte Cunhatã, Herma Yojiro Takaoka, Praça da Bandeiras, entre outros, assim como as repartições públicas e principalmente a sede da Secretaria da Mulher.
Núcleo de Combate ao Câncer de Mama
Para auxiliar as mulheres diagnosticadas com a doença, a cidade conta com o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.
O Programa funciona na Secretaria da Mulher e acolhe mulheres que enfrentam ou enfrentaram a doença, por meio de ações que envolvem uma equipe multidisciplinar, como psicólogo, assistente social e nutricionista na promoção de rodas de conversas, oficinas de culinária saudável, atividades físicas, momentos de embelezamento, além de outros serviços