Barueri tem queda de mais de 90% em novos casos e óbitos pela Covid-19; Parnaíba tem cenário contrário no número de casos da doença
Município acompanha tendência apresentada no país. Parnaíba teve aumento de ocorrências
Segundo boletim do Observatório Covid-19 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado no dia 8, a terceira onda da pandemia de Covid-19 no Brasil está chegando em fase de extinção. De acordo com a publicação, comparando de 20 de março a 2 de abril com 6 a 19 de março, houve uma queda de 36% nos novos casos e de 41% nos óbitos.
Barueri segue a mesma tendência do país. Segundo a prefeitura, em março, foram 66 novos casos da Covid-19, ante 738 em fevereiro, redução de 91,05%. Em relação às mortes, no mês passado, a cidade teve uma vítima fatal, enquanto no segundo mês do ano foram 20, queda de 95%.
Em Santana de Parnaíba, o cenário se mostra oposto sobre os novos casos da Covid-19. De acordo com dados levantados pela reportagem na Fundação Sea- de, em março, foram 1.357 novas ocorrências da doença, contra 708 em fevereiro.
Já os óbitos tiveram queda, passando de 20 em fevereiro para quatro em março, diminuição de 90%.
Vacinação
A Fiocruz credita a queda dos índices à vacinação contra a Covid-19. Em Barueri, segundo a plataforma Vacinômetro, 92,27% da população está com o esquema vacinal completo, ou seja, com duas doses, e, em Parnaíba, 93,44%. As informações são desta quarta-feira (13).
"Continua sendo de extrema importância tomar a vacina e, principalmente, completar o esquema vacinal para evitar manifestações graves da doença e o surgimento de outras", afirmou a gestão barueriense.