Barueri é o 15º município com a melhor qualidade de vida
Pesquisa do Núcleo de Estudos das Cidades avaliou 41 cidades com mais de 200 mil habitantes
Um estudo técnico do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), grupo constituído por professores da USP, UFSCAR e FATEC, divulgado recentemente, revelou que Barueri é a 15ª cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo. A pesquisa avaliou 41 municípios do Estado com mais de 200 mil habitantes em diferentes indicadores.
Na classificação geral, Barueri atingiu uma nota média global de 7,18. À frente dela ficaram Jundiaí no primeiro lugar, com nota 8,91, Indaiatuba na segunda posição (8,77) e Piracicaba em terceiro (8,56).
Dos sete índices avaliados no estudo, Barueri teve destaque em dois deles. No quesito Finanças Públicas, o município conquistou o primeiro lugar na classificação geral, e em Economia, em que ficou na segunda posição.
Na região
Em relação aos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) e que foram considerados no estudo, Barueri seguiu com o melhor resultado.
Em seguida vem Cotia, que ficou em 28º na pesquisa e Osasco, na 31ª posição. Carapicuíba e Itapevi aparecem nos últimos lugares, ficando em 37º e 38º, respectivamente, na classificação geral do estudo. Santana de Parnaíba não foi considerada.