Assim como no país, Barueri apresentou queda na cobertura vacinal infantil
Entre as nove principais vacinas para bebês e crianças até um ano completo, a Tríplice Viral teve a menor cobertura (73,17%)
O Brasil tem registrado queda na cobertura vacinal infantil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2021, a cobertura vacinal da BCG, que previne formas graves de tuberculose, teve uma procura de 65,63%, ante 74,03% em 2020. Já a contra a poliomielite, teve cobertura de 66,62% no ano passado, contra 76,05% em 2020.
Barueri também enfrenta o mesmo cenário. De acordo com a prefeitura, em 2021, entre as nove principais vacinas indicadas entre o grupo de bebês e crianças até um ano completo, a Tríplice Viral teve a menor cobertura (73,17%), seguida por Hepatite B (73,6%) e Meningite (76,5%). A gestão explicou que os dados são parciais e sujeitos a alterações.
"A cobertura vacinal de Barueri apresenta-se baixa nas principais vacinas indicadas para as crianças até um ano completo. Em 2021, um dos fatores que colaboram para esta queda foi a pandemia de coronavírus. Além disso, atualmente, em virtude do próprio sucesso do Programa Nacional de Imunização, problemas de saúde pública do passado como poliomielite e sarampo, passaram não preocupar mais a população, pois deixaram de serem visíveis", disse a prefeitura.