Votação no domingo (4) deve ter chuva à tarde na região
(Imagem: Imagem criada por IA)
O eleitor de Barueri e Santana de Parnaíba deve se preparar para sair de casa com tempo instável neste domingo (4), dia do primeiro turno das Eleições 2026. A previsão da Climatempo indica aumento de nuvens e pancadas de chuva durante a tarde nas duas cidades. À noite, a instabilidade se intensifica, com chuva forte e trovoadas.
Como a votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, a previsão atual indica que o período de chuva mais intensa deve ocorrer depois do fechamento das seções eleitorais. Quem deixar para votar à tarde, no entanto, poderá ser surpreendido por pancadas de chuva.
Em Barueri, a temperatura deve variar entre 17°C e 25°C no domingo, com 91% de chance de chuva. O dia começa com sol e aumento de nuvens, seguido por pancadas à tarde. À noite, a Climatempo prevê chuva forte com trovoadas.
Em Santana de Parnaíba, os termômetros devem variar entre 17°C e 26°C e a probabilidade de chuva chega a 93%. O comportamento do tempo será semelhante: sol com aumento de nuvens, pancadas durante a tarde e chuva forte acompanhada de trovoadas à noite.
Sábado também terá pancadas de chuva
A instabilidade já estará presente neste sábado (3), embora os volumes de chuva previstos para as duas cidades sejam baixos.
Em Barueri, a Climatempo prevê mínima de 15°C e máxima de 24°C, com 84% de chance de chuva e acumulado de apenas 0,4 milímetro. O dia terá sol entre muitas nuvens e pancadas à tarde. À noite, o céu permanece com muitas nuvens, mas sem previsão de chuva.
Santana de Parnaíba terá mínima de 15°C e máxima de 23°C. A chance de chuva é de 90%, com volume estimado de 0,7 milímetro. O sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de pancadas à tarde e à noite.
Nova frente fria chega a São Paulo no domingo
O tempo instável está relacionado à passagem de sistemas meteorológicos pelo Sudeste. Segundo a Climatempo, outubro começou com duas frentes frias avançando sobre o país. A primeira se formou entre a Região Sul e o Paraguai em 30 de setembro e influencia o Sudeste e o Centro-Oeste até este sábado (3).
Uma segunda frente fria se forma neste domingo (4) entre o Paraguai e o Sul do Brasil e deve avançar rapidamente em direção a Mato Grosso do Sul e São Paulo ainda no mesmo dia. O sistema deve continuar influenciando o Sudeste até terça-feira (6).
A Climatempo aponta ainda que outubro terá maior frequência de chuvas no Sudeste e condições favoráveis à ocorrência de temporais. Em São Paulo, a expectativa é de precipitação acima da média em várias áreas do estado ao longo do mês.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém avisos de tempestade para áreas do Sudeste durante o período eleitoral, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo. Os alertas meteorológicos abrangem áreas extensas e não significam que todos esses fenômenos ocorrerão em Barueri e Santana de Parnaíba. A previsão específica da Climatempo para os dois municípios aponta pancadas à tarde e chuva forte com trovoadas à noite.
Defesa Civil recomenda atenção
Com a possibilidade de temporais, a orientação é acompanhar os alertas meteorológicos e redobrar os cuidados durante episódios de chuva forte.
A Defesa Civil recomenda evitar áreas abertas e não permanecer próximo a árvores, postes, estruturas metálicas ou placas durante tempestades. Em caso de alagamento ou enxurrada, motoristas não devem tentar atravessar trechos inundados.
Os alertas da Defesa Civil podem ser recebidos gratuitamente pelo celular. Para cadastrar uma região, basta enviar por SMS o CEP do local para o número 40199.