7 filmes essenciais para estudar para o vestibular
As obras cinematográficas exploram acontecimentos históricos que coincidem com assuntos cobrados nos exames
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Além de serem um ótimo passatempo para os apaixonados por cinema, os filmes podem ser uma excelente oportunidade para ajudar aqueles que estão se preparando para o vestibular, seja no enriquecimento do repertório da redação, seja para ampliar os conhecimentos gerais.
As obras cinematográficas exploram acontecimentos históricos e biografias que coincidem com assuntos frequentemente cobrados nos exames.
O professor de História e Filosofia do Curso Anglo, Gianpaolo Dorigo, explica que os filmes representam um meio não convencional de entrar em contato com o conteúdo do vestibular. "Quanto mais diversificadas forem as formas de estudo, melhor. Isso vale não apenas para facilitar a assimilação desses conteúdos, mas também para estabelecer relações, enxergar novas perspectivas e produzir questionamentos", destaca.
Para ajudar os vestibulandos nesta jornada de preparação para as provas, aqui estão algumas dicas de filmes que podem enriquecer o repertório cultural dos estudantes:
Dias Perfeitos (2024)
A obra retrata o dia a dia de um trabalhador em Tóquio na atualidade, permitindo reflexões sobre temas como ética do trabalho, busca da serenidade, memória e relações humanas.
1917 (2019)
Ambientado na Primeira Guerra Mundial, o filme segue dois soldados britânicos em uma missão quase impossível para entregar uma mensagem crucial.
Central do Brasil (1998)
A história de uma professora aposentada e um menino que viajam pelo interior do Brasil em busca do pai do garoto, abordando questões sociais e humanas.
Zona de Interesse (2024)
O longa tem como pano de fundo os campos de extermínio nazistas na Segunda Guerra Mundial e lida com a vida familiar do comandante do campo de Auschwitz. Sem ser um documentário didático ou apelar para cenas fortes, apresenta a experiência do Holocausto de forma intensa e dramática.
12 Anos de Escravidão (2013)
Baseado na autobiografia de Solomon Northup, um homem negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo nos EUA.
Oppenheimer (2024)
O filme trata-se da biografia do cientista Robert Oppenheimer, "pai da bomba atômica", com ênfase no desenvolvimento da arma (o Projeto Manhattan) e nas perseguições que o cientista sofreu na época do macartismo.
O Auto da Compadecida (2000)
Filme baseado na peça de Ariano Suassuna, mistura elementos de comédia e drama para contar as aventuras de João Grilo e Chicó no sertão nordestino.
Incorporar filmes como parte do estudo pode proporcionar uma abordagem mais dinâmica e envolvente para os vestibulandos, ajudando a fixar conteúdos e a desenvolver um olhar crítico sobre diversos temas.